sábado, julho 31, 2010

“Ehali” – Carta da Susana

 

Ehali” – Olá em Macua!!

 

Espero que estejam cheios de vontade e de força para caminharem, não só com as pernas, mas principalmente com o coração... abram o vosso coração à experiência que vos espera!! Irão crescer como pessoas, e irão crescer na fé e na relação com o próximo!

Desta vez não caminho fisicamente convosco até Fátima, mas caminho de maneira diferente... escrevo-vos de Moçambique, da cidade de Nampula... Estou na comunidade das Irmãs, na casa de Muhaivire – um bairro da periferia de Nampula!! Embora aqui há poucos dias, pois cheguei no dia 16 a tarde, sinto que já posso partilhar um bocadinho convosco.

 

Ainda estou na fase da adaptação, e da assimilação do esquema do dia-a-dia... Aqui estamos no Inverno, apesar de em Nampula eu andar sempre de T-shirt e apenas de manhã cedo e ao fim do dia vestir um casaquinho de manga comprida!! O dia começa cedo - Às 6h00 da manha já faz um sol radiante, e às 17h30 da tarde é de noite!! É esquisito... estava já habituada a ser dia até às 9h da noite, que ainda não me habituei bem!!

 

A cidade de Nampula é aquilo que temos no imaginário de uma cidade africana – apenas as estradas principais são alcatrodas... o trânsito dos carros faz-se pela esquerda e é uma confusão. Os autocarros são as chamadas “chapas” sempre cheios de gente, qd não são carrinhas de caixa aberta com as pessoas sentadas nos taipais, sujeitas a serem projectadas a qq momento, em qq buraco... e o que para nós europeus pode ser difícil de entender e parecer inaceitável, para eles é a realidade do dia-a-dia... Aqui no bairro (periferia da cidade) não há qualquer vestígio de alcatrão – todos os caminhos são de terra batida (a terra vermelha que tantas vezes imaginei conhecer) e alguns bem cheio de buracos; os muros são de canas de bambú, as casas de tijolos de barro vermelho com o tecto feito em capim, que tem que ser mudado todos os anos! Algumas têm pequenos quintais com as galinhas à solta, o cão a dormir à porta, o pilão para moer os cereais, e as crianças (muitas crianças pequenas por todo o lado) a brincar descalças com bolas feitas de mateirais impensáveis!! Algumas mulheres ainda passam por nós com a água à cabeça, apenas algumas casas têm luz (mas aqui na casa das irmãs temos água canalizada, embora fria e luz, embora às vezes falhe J); e andam com os bebés nas costas seguros com as capulanas... Parece as imagens dos testemunhos dos missionários, que tantas vezes vi e ouvi... mas visto de perto tem outro impacto - este mundo é mesmo real, bem real!! Acho que nunca pensei que realmente algum dia estaria aqui!! Mas estou, e estou muito feliz, e agradecida a Deus por isso!!

 

Todos me têm recebido muito bem... todos ficam agradecidos pela minha presença, e dizem “Bem-vinda a nossa terra”!! As meninas aqui do lar fizeram uma festa enorme qd eu cheguei... e começaram a chamar-me de “mana Susana”!!! Apesar das histórias complicadas que têm (muitas são órfãs por causa da Sida, abandonadas, maltratadas, ou de famílias tão numerosas que não podiam sustentá-las...) estão sempre a rir e são mt carinhosas, só querem atenção!! Esta semana já comecei o trabalho com elas – apoio no estudo do português e matemática... para mim o desafio também é muito grande, porque me obriga a recordar as coisas que aprendi na escola – lá longe!! Mas a vontade que elas têm de aprender e a alegria que mostram por terem alguém de novo com elas, vale todo o esforço!!

 

As eucaristias são fenomenais... os moçambicanos têm um sentido musical espectacular... e embora os cânticos sejam quase todos em macua, e eu ainda não consiga acompanhar, dá muita vontade!! Jacinta ias adorar os coros daqui, cantam a várias vozes com uma facilidade incrível, e ficam muito bonito!! J Toda a gente canta e vive a celebração com muita dedicação!!

 

Outra coisa que vos testemunho é o poder da oração... Apesar de nem sempre estar com as Irmãs tenho tentado cumprir todos os dias um tempo de oração pessoal... e é neste tempo que tenho encontrado o conforto para os momentos díficeis dos primeiros dias... não é fácil estar longe do que é nosso, e nestes dias em que as comunicações estiveram cortadas (só conseguia mandar mensagem escrita, e às vezes nem conseguia receber resposta), a solução para a angústia e as dúvidas foi confiar tudo a Deus!! Por agora estou bem, e estou com o coração tranquilo, mas sei que outros momentos menos bons vão surgir... mas como dizia Comboni “As obras de Deus nascem aos pés da cruz”... e sei que nunca irei estar sozinha, pois Jesus que me enviou, também prometeu que vinha comigo!!

 

Muitas mais coisas tinha para vos contar... mas fica para uma próxima oportunidade!!

Com a certeza de que caminhamos juntos, e de que permanecemos juntos em oração...

 

Abraço grande aqui de Moçambique

 

Susana

2 comentários:

Marta Ribeiro disse...

Força Susana! que linda mensagem a contar novidades, vai escrevendo que nós vamos lendo tudo o que tiveres para nos contar^^
Rezamos por ti*
Marta

Mélanie disse...

Maravilhoso testemunho Susana :) Deve ser lindo, e difícil, mas lindo, ver e viver aquilo que nos contas!

Boa sorte =)