sexta-feira, junho 08, 2007

Africa vs G8


Mais uma vez os 8 países mais ricos do mundo denominados G8 prometeram ajudas para Africa nomeadamente para combater a sida, malária e tuberculose.
"Estamos conscientes das nossas obrigações e defendemos o cumprimento das promessas", declarou a chanceler alemã, Angela Merkel, anfitriã da cimeira de Heiligendamm.

Esperemos que não seja só boa vontade, mas que realmente as ajudas cheguem porque de promessas já está a Africa cheia. Já em 2004, os oito mais ricos do mundo se tinham comprometido em duplicar os orçamentos para África ate 2010, face aos montantes de 2004, o que representaria um orçamento suplementar de 50 mil milhões de dólares por ano. Infelizmente foram só promessas.

No final da reunião de hoje, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, afirmou que "o que é importante, no acordo a que chegamos hoje, é que reafirmámos todos os compromissos que tínhamos feito há dois anos em Gleneagles".

As palavras são muito bonitas mas na maior parte das vezes ficam-se por isso mesmo e não é de promessas que o povo Africano precisa. Eles precisam mesmo é da ajuda e urgentemente.

Sem comentários: