domingo, abril 15, 2007

Olhar com olhos de ver

Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei»

(Jo 20, 24-25)



Tantas vezes na nossa vida não queremos ver e tal como Tomé sentimos necessidade de tocar sentir, se assim não for, não acreditamos.
Cada vez mais vivemos num mundo em que é difícil acreditar pela fé, e assim corremos o risco de nos tornarmos numa sociedade sem valores que procura o imediato e que se torna numa sociedade cega, porque não consegue ver para alem do que os seus olhos alcançam.
Por outro lado à também aqueles que vêm e acreditam mas não são capazes de O seguir pois estão demasiado agarrados aos bens terrenos. Num mundo em que tantos ainda não O viram porque nunca tiveram a oportunidade de O conhecer, sejamos capazes de ir mais além e sermos guias de tantos que estão cegos, porque "eu e tu" continuamos instalados no nosso mundo, cegos, para com a cegueira do nosso irmão.

2 comentários:

J. Valente disse...

Será o dogmatismo um valor? A fé é uma manta que puxamos para cima da cabeça para nos proteger do mundo cruel onde vivemos. Que seria da Humanidade se não existisse que questionasse o que se passa à sua volta tal como essa personagem da Bíblia citada o fez? Onde estaria a Ciência, a Filosofia, a Tecnologia? Não estarão grande parte dos que "O seguem" agarrados também eles, ditosos guias, aos "bens terrenos". Na minha opinião os valores que adquirimos provêm das nossas vivências, do nosso contacto puro com o mundo e não de estereótipos. Não se esqueçam de que há quem veja o mundo sem filtros religiosos nem políticos e esses não são cegos.
Haja personalidade para ser guia de si próprio.

Cumprimentos,

João Valente

Jacinta disse...

Sergio gostei muito da tua reflexão está mt fixe, precisamos que nos abram os olhos de vez em quando, pois tb nós nos vamos tornando aos poucos cegos, se ao longo do tempo nao alimentarmos essa fé que nos caracteriza. Quanto ao j.valente, acho que o que dizes não contradiz o que está escrito no post, mt pelo contrário, até ajuda a perceber melhor outra visão da vida. Mesmo não sendo "pessoas crentes" podemos deixar de ser pessoas segas e olhar com mais atenção para os que nos rodeiam, certo?
Um abraço
**
JA