sábado, abril 14, 2007

Páscoa Feliz!

Quando se avizinha uma mudança, sentimo-nos inseguros e amedrontados. Todos sabemos como o diferente e o novo nos assustam. Assim foi comigo, quando o Padre João Costa me convidou para viver a Páscoa na Lamarosa/ Erra -Coruche. Não que fosse uma experiência nova para mim, mas porque teria que deixar o meu conforto, o descanso tão desejado, depois de um período longo de trabalho, e o afecto da família e dos amigos, para partir.
Hoje agradeço ao Padre João Costa a sua insistência e a confiança em mim. Agradeço por não me ter deixado dizer não.


Cheguei à Lamarosa na quarta-feira à tarde. Estava a haver ensaio de flauta com as crianças. Uma actividade recente, dinamizada pela irmã Cândida. E que mulher de Deus! Com uma coragem e uma força! Agarra-nos pelo pescoço, dá-nos dois beijos e duas bofetadas bem carinhosas que nos fazem estremecer e acreditar que em serviço não há tempo para dúvidas. É que o tempo urge!

Era o momento para nos conhecermos e para realizarmos os primeiros contactos. [já estou a falar na 2ª conjugação – éramos nós, sim. Eu (Setúbal), a Sandra (Viseu), o João (Viseu) e a Márcia (Aveiro)]. Conhecermos as pessoas, os espaços, os lugares, os cheiros, as cores. Era o momento ideal.
Quando olhamos para dentro da nossa paróquia raramente conseguimos ver progressos e evolução. Na maior parte das vezes, observamos aspectos negativos e rapidamente nos desmotivamos. Porém, os SINAIS DE VIDA, são tantos, vistos pelos outros, que estão de fora. Era o meu caso.

E eu vi tanto destes sinais.
Nas pessoas que nos acolheram e receberam em suas casas de forma tão
generosa, disponibilizando tudo para que nos sentíssemos bem-vindos.
Nas crianças, que dia a dia estavam connosco para ouvir falar de um Deus a quem chamamos Paizinho e nos quer perto, aprendendo de Si.
No Centro de Dia, com os que já lutaram tanto na vida e
hoje, na sua maioria sozinhos só precisam de novos sentidos e de amor para prosseguirem. Sem saberem, acabam por mexer connosco e transformar as nossas vidas. Juntos sorrimos, cantámos, dançámos, brincámos, conversámos, partilhámos tantas histórias, falámos de Jesus e da sua Paixão.
Nas famílias; casais fantásticos que servem a Cristo, lavando muitos pés.
Nas famílias; que só tentam sobreviver, face às constantes adversidades que se
lhes vão colocando.
Nos jovens que põem os seus dons a render, utilizando a sua inteligência e força em prol dos que mais precisam.
Nas comunidades vivas que acolhem, sem nada querer em troca.
No Jesus menino, assustado, que encontrámos na noite do silêncio, na beira da estrada e que só precisava ser amado.

É assim que a minha vida ganhou mais alegria nesta Páscoa. E é assim, com os sentidos bem atentos que descobrimos
sinais de Vida nesta vida.
Tenho a certeza que quando damos, recebemos muito mais.
O regresso a casa, aconteceu na madrugada de domingo e até vos posso cantar: “ Transbordando, transbordando, meu coração cheio, transbordando.”.

Com amizade,
Mª Madalena Vieira.
Páscoa 2007

Sem comentários: