sexta-feira, novembro 09, 2012

"Cresçamos em tudo até Cristo"

“Vivendo com autenticidade o amor, cresçamos em tudo até Cristo.”
 (Efesios 4, 15).

No dia 9 de Outubro, vésperas da Festa do nosso Fundador São Daniel Comboni, celebrámos a nossa entrada oficial no postulantado das Irmãs Missionárias Combonianas, Pie Madri della Nigrizia, na capela da comunidade de Granada (Espanha).

Acompanharam-nos fisicamente as irmãs que compõe a comunidade formativa, Ir.Palmira e Ir.Cidália (e Mari Luz em espírito), a provincial Ir.Ida Colombo, algumas irmãs da comunidade de Madrid (Ir.Sílvia, Ir.Omaira e Ir.Pino) e dois combonianos (Padre Ángel e Irmão Pablo). Em espírito sentimo-nos acompanhadas por todas as irmãs da Congregação, assim como por todos os nossos familiares e amigos.

Foi uma cerimónia simples e bonita. Nela acolhemos as palavras de Jesus que nos pergunta: Que buscais? e que nos convida a ir a sua casa e a ver, sentindo que, este convite espelha parte do que é a experiência do postulantado. Elegemos como lema para este início, uma frase de São Paulo que está na carta aos Efésios, que nos chama a viver com autenticidade o amor de Jesus para, em tudo, crescermos até Ele. Entendemos que, não se pode viver como cristãos sem nos enraizarmos na autenticidade desse amor que se configura na nossa historia vocacional e que queremos que seja o fundamento do nosso sentir comunitário. Tudo o que explicitamos anteriormente, podemos resumir com uma expressão de Sao Daniel Comboni: Com os olhos fixos em Jesus, amando-lo ternamente. É assim como pretendemos caminhar nesta etapa da nossa vida, com tudo aquilo que somos posto à disposição de Deus e da Missão.



Como símbolos elegemos uns olhos, umas mãos e um coração. Enquanto leéis, parai um instante. Fechai os vossos olhos, elevai as vossas mãos ao céu e senti o palpitar de vosso coração. Olhos, mãos e coração...Para quê? Os olhos, fixos em Cristo, para vê-Lo e para contemplar o mundo como Ele o fez. As mãos para dar e acolher, para orar e trabalhar, para abraçar todas as realidades que cruzam o nosso caminho. O coração apaixonado, batendo ao ritmo do amor por aqueles que estão mais sedentos de Deus.

Para começar a comover as nossas entranhas diante de um mistério de amor tão grande como é o da Cruz, recebemos uma cruz missionária, com as cores dos cinco continentes. Estas também nos recordam que, a nossa vocação é a missão ad gentes, de anúncio a todos os que ainda não conhecem a Cristo.

Terminamos cantando com Maria, nossa Mãe, Alma Misionera e convidamos todos a unirem-se a nós, com uma só voz e cantar:
Llévame donde los pueblos
necesiten tus palabras, 
necesiten, tus ganas de vivir. 
Donde falte la esperanza, 
donde falte la alegría, 
simplemente, por no saber de ti. 

Ah!! Depois da celebração partilhamos um jantar delicioso (com a sala muito bonita) sendo esta a cereja em cima do bolo, nesta noite de festa.

Esperamo-vos em Granada para podermos partilhar a alegria que vivemos.

E que São Daniel Comboni interceda sempre por todos nós.

Até qualquer dia.

Joana e Bea 

Sem comentários: