quarta-feira, agosto 08, 2012

Ecos da Semp'abrir 2012 - Pedro N.

Boa noite Fé-Miguit@s, aqui vos deixo o testemunho do nosso amigo Pedro Nascimento, que participou na Semp'abrir, Caminhada Jovem a Fátima dos Missionários Combonianos, deste ano.
Entre os dias 24 a 28 de Julho realizou-se a 7ª peregrinação a Fátima organizada pelos missionários combonianos a Fátima. Da Azambuja partiram cerca de 80 jovens na sua maioria portugueses mas também oriundos de Espanha, Inglaterra e Itália; de Coimbra outro grupo de 20 jovens, todos com o intuito de se encontrarem em Fátima nesta peregrinação rumo ao Senhor e a Sua Mãe, recordando sempre São Daniel Comboni.
Poderia ter sido mais uma caminhada, mas não foi. Poderia ter sido uma aventura irracional, mas não foi. Foi um percurso com Deus, com Cristo. Como refere a música muitas vezes entoada ao longo da peregrinação: Cristo está comigo. Junto a mim vai o Senhor. Me acompanha sempre; em minha vida até ao fim.
Percorrer um caminho tão longo poderia ser considerado por muitos como uma loucura, com um desperdício de energias. Para outros, Cristo não pede determinados sacrifícios como caminhar até Fátima. A verdade, contudo, é que foi o próprio Cristo quem nos deu forças para caminhar, foi o próprio Cristo que nos levou muitas vezes ao colo e nos reconfortou. Foi para isso que caminhámos, para acolher a Cristo no meio de nós. Como exortou no passado o saudoso padre Ivo do Vale: “deixai Cristo entrar nas vossas vidas. Ele leva convosco a vossa cruz e é capaz de dar sentido aos vossos sonhos. Ele quer ver-vos felizes.”
Foi a oração a nossa grande companheira. Citando Santa Teresa de Jesus, “ oração é diálogo de amizade, é estar muitas vezes em diálogo a sós com quem sabemos que nos ama.”

Também preciosa ajuda foi encontrar Cristo nos irmãos, foi encontrar o Deus da entreajuda no outro que caminhando a nosso lado nos incentivava a não desistir, a seguir em frente, a ter coragem e não desanimar. Como refere São João, quem diz que ama a Deus mas odeia o seu irmão é mentiroso (1Jo 4,20). E nós fomos tão verdadeiros na ajuda, no apoio, na amizade. Amámos de facto a Deus.
É importante nunca esquecer que contámos com a ajuda de uma equipa de apoio que muito nos auxiliou e que prontamente nos distribuía a alimentação, nos acompanhava, nos tratava dos desgastes físicos. Assim sendo o corpo estava sempre alimentado.
Mas o maior alimento, aquele alimento que realmente nos alimentou foi o próprio Jesus. Seguindo as palavras do Senhor, “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede” (Jo 6,36). Celebrando a Eucaristia todos os dias pudemos sentir e escutar Deus através da Palavra e Comunhão.
É verdade que os nossos dias começavam bem cedo, por volta das 3 da manhã. Mas também é verdade o que nos diz o Sl 119,117, “de manhã cedo imploro o teu auxilio e espero na tua Palavra”. Como foi bom louvar o Senhor pela madrugada, pela aurora, pela manhã, pelo almoço, pela tarde, pela noite e, talvez, alguns, pelos sonhos.
As dores, as bolhas, o cansaço atingiram-nos, tal como o cristo flagelado atingiu o nosso Deus. A fé e a certeza de que não estávamos sós guiaram-nos contra as pedras que estavam no caminho, contra as nossas fraquezas, tal como a divindade de Deus superou a morte da cruz.
E eis que chegámos a Fátima! Nos poucos quilómetros que nos faltavam, quando a cansaço nos deveria dominar era a alegria que mandava em nós. Cantando e louvando ao Senhor certamente foi uma alegria contagiante contemplar estes jovens peregrinos que da maneira mais bela chegaram a Fátima.
Parafraseando o beato Rafael Arnaíz, “ com Jesus e Maria a meu lado, tudo posso.”
Depois de os jovens que vieram da Azambuja e os jovens que vieram de Coimbra se encontrarem e juntarem, todos, em comunhão fomos até à capelinha das aparições rezar junto de Nossa Senhora. Como nos disse o nosso bem-aventurado São Daniel Comboni, “não podemos temer nunca quando temos uma mãe poderosa e amorosa que vela por nós”.
A peregrinação terminou Sábado, em festa, com a peregrinação anual comboniana em Fátima. De todo o país a família de Comboni veio até Fátima para junto de Maria, mãe de Jesus e nossa mãe e por intercessão de São Daniel Comboni todos louvássemos o Senhor.
Foi uma festa linda digna somente de Deus!
Termino com algo muito importante que até agora não referi porque quero que ao terminardes de ler este texto levais tal frase no coração. O lema da nossa peregrinação foi e é “ vem, vê, vive e vai em missão!”
Pedro Nascimento 


Sem comentários: