segunda-feira, agosto 01, 2011

Artigo da agência Ecclesia sobre o Sempabrir

Combonianos: Jovens em peregrinação «Sempabrir», a caminho de Fátima

«Realidade difícil que o país atravessa pede um pouco mais de solidariedade e partilha», sublinha o irmão José Neto, que acompanha os participantes

Lisboa, 27 jul 2011 (Ecclesia) – Cerca de 80 jovens ligados ao Centro Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos (CVJC) estão a caminho de Fátima, envolvidos na iniciativa ‘Sempabrir’, este ano dedicada ao tema ‘Segue o Bom Pastor’.

De acordo com o irmão José Neto, em declarações prestadas hoje à Agência ECCLESIA, pretende-se sobretudo transmitir aos mais novos que “tal como Jesus vai ao encontro daqueles que estão perdidos, eles também podem ser estes bons pastores para os outros”.

Uma mensagem que “entusiasma os jovens, quando participam neste tipo de atividades de caráter missionário, mas que nem sempre é fácil de aplicar no dia a dia”, realça o religioso comboniano.

Os participantes fizeram-se à estrada esta terça-feira, envolvidos em dois grupos, com partida simultânea de Coimbra e da Azambuja.

Ao longo do percurso, além de realizarem uma experiência de reflexão e oração, os jovens peregrinos “vão ter a oportunidade de se conhecer a si próprios e de partilhar com os outros os seus limites, medos e fragilidades”, adianta o irmão José Neto.

Um esforço que o responsável considera ainda mais necessário “diante da realidade difícil que o país atravessa, que pede um pouco mais de solidariedade e partilha, de ir ao encontro daqueles que às vezes não têm razões de viver”.

A chegada dos dois grupos ao Santuário de Fátima está prevista para sexta-feira, altura em que todos terão oportunidade de ir à Capelinha das Aparições para agradecer a Deus e a Nossa Senhora a conclusão do trajeto e colocar diante deles os seus anseios e problemas.

No sábado, a comitiva junta-se à tradicional Peregrinação Nacional da Família Comboniana a Fátima.

O Centro Vocacional Juvenil Comboniano é um organismo dos Missionários Combonianos em Portugal, com sede em Coimbra, e que procura ao longo do ano estimular os mais novos a desenvolverem a sua fé e vocação missionária.

Em 2011, a congregação tem estado a celebrar os 180 anos do nascimento do seu fundador, Daniel Comboni, um missionário italiano que dedicou a sua vida à evangelização dos povos, sobretudo no continente africano.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl&id=86744

Sem comentários: