terça-feira, março 15, 2011

"O Bom Pastor vai á procura da ovelha perdida"

No passado Fé e Missão Sul, o tema do encontro foi “ O Bom Pastor vai à procura da Ovelha Perdida”.
Começamos o encontro por assistir ao filme “ Vai e Vive” que nos conta a história de um menino que para fugir da morte e da fome, a sua mãe cristã obriga-o a afirmar que é judeu. No desenrolar da história observamos a angústia do então jovem ao esconder o seu segredo das pessoas que ele mais ama.

Quanto ao tema, reflectimos sobre a bondade, a ternura e a misericórdia de Deus por toda a humanidade.
A reflexão foi feita individualmente e em grupo, reflectimos sobre este amor tão grande que o Bom Pastor tem por cada um de nós.

                                        
O Bom Pastor ama cada uma das suas ovelhas da mesma maneira, ao longo do caminho algumas vão-se perdendo, mas Ele vai sempre à procura daquelas que se perdem mas nunca se esquecendo das que ficaram, pois todas são importantes para Ele.
Vou vos dar um pequeno exemplo de como uma ovelha se pode perder:
Uma “ovelha” pode-se perder devido à rejeição do seu rebanho, já não se sente amada e a sua tendência é em afastar-se daqueles que lhe causam sofrimento, mas é aí que o Bom Pastor vem ao seu auxílio e quando a encontra mostra-lhe o seu amor, pois as “ovelhas perdidas” são os principais destinatários privilegiados do amor de Deus.
Como conclusão da nossa reflexão, retiramos que o Bom Pastor dá mais atenção a quem está perdido, mas não deixa de amar os outros.
Tivemos também a companhia da Irmã Maria do Carmo que veio do Sudão. Deu-nos o seu testemunho e contou-nos como é o seu dia-a-dia na aldeia onde se encontra e como é fazer missão. Conseguimos perceber o quanto era tão grande a sua fidelidade para com a sua vocação, como também o seu amor por Deus. A felicidade foi explícita através das suas palavras e também pelo seu sorriso.
                                             
Por último, participámos e animámos a missa da comunidade de Santarém, o que nos deu uma alegria enorme porque podemos mostrar os nossos dotes vocais (ahahha). Para além de toda a animação, conseguimos aplicar o tema da reflexão partilhando abraços com as pessoas que também, como nós, quiseram participar na eucaristia de Domingo.
 
Escrito por Sara Ribeiro e Paula Carneiro

Sem comentários: