domingo, novembro 15, 2009

Testemunho do 1º encontro FM (Sul)



Olá FéMiguitos! Eu sei que já estamos a caminho do 3º encontro do Fé e Missão e estar a publicar só agora o meu testemunho relativamente ao primeiro encontro pode parecer um bocado "fora de tempo", mas mais vale tarde que nunca :D
Aqui fica, então, o meu testemunho:


Olá amigos!

No fim-de-semana passado realizou-se o primeiro encontro deste ano do Fé & Missão, em Santarém.

Para além de ter sido o primeiro do ano, foi também, para mim, o primeiro de sempre: a minha primeira experiência no FM. E, escusado será dizer que adorei! Durante as 4 horas que durou a viajem de Viseu a Santarém para me juntar ao grupo do Sul ia com uma enorme ansiedade para saber o que iria viver esse fim-de-semana.

Mas continuando, a recepção de sexta-feira à noite foi extraordinária, e foi tão bom voltar a ver os jovens que caminharam comigo até Fátima nos últimos dois anos (pois o meu primeiro contacto com o grupo dos jovens missionários foi na caminhada e até agora não tinha participado em mais nenhuma actividade) e, claro, também foi óptimo conhecer os outros jovens do FM.

Ainda na sexta, trocamos (propositadamente, OU NÃO) o visionamento de um filme, que é habitual nos encontros do FM, pelos testemunhos de três dos nossos amigos sobre o Semp’abrir, sobre a SEM e sobre a SEC.

Foi-nos também dado a conhecer o tema deste ano: “Bem Aventura-te”, que tem por base as bem aventuranças enunciadas por Jesus Cristo no “Sermão da Montanha”.

Durante o Sábado fizemos várias actividades, de reflexão, de grupo… relacionadas com o tema deste encontro: Felizes os que escutam a palavra.

Tivemos também tempo para descontrair e fazer umas actividades desportivas. No entanto, gostava de vos falar um bocado sobre a reflexão, pois foi uma hora de imensa paz e onde me senti especialmente perto de Cristo.

É raro termos, no nosso dia-a-dia, um momento em que possamos aproximar-nos de Cristo, onde nos sintamos unicamente na companhia Dele. E foi assim que me senti naquela hora de reflexão que nos foi concedida.

Ter de escolher entre uma das seguintes atitudes: escutar a palavra, acolher a palavra, viver segundo a palavra, celebrá-la e comprometer-se segundo ela; foi uma saudável maneira de manter a minha mente focada, sem divergir para outros assuntos e problemas e, ao mesmo tempo, garantir uma sensação de proximidade com Cristo e leveza de espírito que é difícil sentirmos com toda a pressão do quotidiano.

Outro dos momentos que me marcou neste primeiro encontro foi o acompanhamento espiritual, pois foi, provavelmente, a coisa para que eu ia menos preparada, ou menos à vontade, e no entanto, para além de não ter ainda falado muito abertamente desta primeira vez, gostei dos concelhos e histórias que o meu acompanhador, o Padre Boaventura, me disse.


Mais há noite, rezamos o terço, preparado por um dos grupos formados, e já depois do jantar e das apresentações dos trabalhos de grupo que realizámos durante o dia, tivemos a vigília na capela. Este foi outro dos momentos que mais me impressionou, por ver o à vontade com que todos partilharam o seu dia e os seus pensamentos com os restantes, até eu! Pois se é uma coisa que tenho dificuldade em fazer até com os meus amigos da escola e familiares, como é que iria conseguir partilhar alguma coisa com amigos que conheço há menos tempo?!

No entanto, quando chegou a minha vez consegui fazê-lo com tanta facilidade que até me admirei; talvez por estarmos ali todos pelo mesmo motivo… E na vigília notou-se, mais uma vez, o amor que todos nós, mas principalmente os que lhe eram mais chegados, sentíamos pelo Padre Ivo. A sua memória foi relembrada por muitos nas suas partilhas, uns mais emocionados, mas sempre com histórias alegres, demonstrando o positivismo que ele transmitia a todos nós.

Continuando… o domingo chegou por fim e, mesmo estando o encontro a terminar foi tudo tão óptimo como os dois dias anteriores. Adorei o facto de sermos nós a preparar a eucaristia e adorei a eucaristia em si. Como não podia deixar de ser, houve uns momentinhos onde me emocionei ligeiramente, mas toda a celebração foi simplesmente linda.

Depois foi o almoço, e depois do almoço chegou a hora da limpeza dos quartos, e então as despedidas e o regresso a casa, para esperar mais um mês até ao próximo encontro.


Eu sei que já estou a tornar isto demasiado longo, mas há mais uma coisa que queria partilhar com vocês, que me aconteceu na viagem de comboio até Coimbra. Sentado do outro lado do corredor relativamente a mim, ia um menino, frente a frente com a sua mãe sonolenta. Entre os dois estava uma daquelas mesas de comboio, e em cima desta um portátil Magalhães fechado e um bonequinho articulado do Super-Homem com o qual o menino brincou a viagem toda, a fazê-lo voar, dar cambalhotas e acrobacias nas suas mãos. E eu, achei aquilo um pouco estranho… Como é que o menino estava a brincar com o brinquedo em vez de estar a jogar ou mexer no seu computador? Sim, porque hoje em dia todos os miúdos adoram computadores!

E eu continuei a olhar para o menino muito divertido a brincar com o seu boneco e comecei a pensar no valor sentimental que ele devia sentir pelo brinquedo para o trocar pela diversão do computador, e comecei a associar aquilo a nós, jovens do FM, que em vez de passarmos um fim-de-semana sem fazer nada, ou a jogar computador, ou a sair com os amigos e ir a discotecas, escolhemos passar um fim-de-semana com Deus, que amamos e que nos junta, proporcionando-nos tantas e mais saudáveis alegrias do que optando pelas alternativas; tal como a alegria que aquele brinquedo transmitia ao menino do comboio.

Bem, meus amigos, até ao próximo encontro do FM!

Mélanie Costa


2 comentários:

Jacinta disse...

"comecei a associar aquilo a nós, jovens do FM, que em vez de passarmos um fim-de-semana sem fazer nada, ou a jogar computador, ou a sair com os amigos e ir a discotecas, escolhemos passar um fim-de-semana com Deus, que amamos e que nos junta, proporcionando-nos tantas e mais saudáveis alegrias do que optando pelas alternativas; tal como a alegria que aquele brinquedo transmitia ao menino do comboio"

Obrigada Mélanie pelo teu testemunho tão bonito, gostei sobretudo desta ultima reflexão que fizeste!

Beijinhos e coragem

Anónimo disse...

Mélanie, gostei muito do teu testemunho. Gostei realmente muito porque ao lê-lo foi muito fácil perceber como foi o vosso primeiro fim-de-semana. Um beijinho e espero ver-te em breve, quem sabe, dia 20 de Dezembro. :P

Beijinhos,
Madalena