terça-feira, fevereiro 03, 2009

Nem judeus nem gregos! FM Sul



Olá fé amiguitos,

Depois de um mês recheado de emoções (Natal , reveillon, início de aulas, exames …) eis que se realizou mais um encontro do Fé e Missão Sul, este fim-de-semana, com o tema “Não há judeus nem gregos”.

O encontro foi iniciado, como é habitual, na sexta-feira à noite onde vimos o filme que contava a história do Padre Damião e da ilha de Molokai, que mais uma vez nos deixou a todos tocados.

No sábado de manhã, continuámos a nossa reflexão sobre o tema. Porque razão, São Paulo nos diz que “ não há judeu nem grego”? Porque razão somos um e formamos em conjunto um só corpo?

ão Paulo nas suas cartas é muito claro nas explicações que dá. Todos nós somos um porque:

- Cristo deita abaixo o muro da separação

- Recebemos o mesmo baptismo

- Alimentamo-nos do mesmo Pão

- Revestimo-nos do Homem novo

Portanto, todos nós formamos um só corpo porque estamos em Cristo, porque ele com a sua morte veio libertar o seu povo, destruindo os muros que estes criaram, tornando-se assim no centro e na razão de todo o amor, de toda a vida e de toda a união.

Na tarde de sábado, começámos a trabalhar no projecto do Fé e Missão “ Uma gota faz toda a diferença!”, em que elaborámos alguns trabalhos manuais de forma a conseguirmos angariar fundos para o projecto que consiste na abertura de um poço e canalização da água para a escola primária, dispensário médico e outras de dependências da Missão em Daye na Etiópia.

Depois do Jantar, ouvimos o testemunho da irmã Palmira. Os testemunhos missionários são sempre algo de muito especial, porque demonstra-nos a capacidade dos missionários de largar tudo, de deixar a segurança e o conforto, para ir ao encontro daquele que nada têm, daquele que sofre e que é vitima de injustiças, sempre com uma fé, esperança e coragem inabaláveis, e uma confiança ilimitada em Deus. São estes testemunhos que nos permitem, de uma forma mais concreta, sonhar com um mundo melhor.

Por fim, o dia terminou com a Vigília, que é sempre um ponto alto e especial dos encontros do Fé e Missão.

O encontro terminou com a eucaristia de domingo sempre muito animada e muito vivida, porque não é possível celebrar este “ banquete” de outra forma.

Todos os encontros do Fé e Missão marcam de uma forma muito especial cada um de nós, e este não foi excepção. É como se fosse um martelo que pouco a pouco vai destruindo todos os muros que nós construímos no nosso dia-dia. E é por isso que quando regressamos a nossas casas não voltamos iguais, mas sim diferentes : cheios de Deus e do Espírito Santo, com vontade e com coragem de lutarmos por um mundo mais fraterno, solidário e tolerante, em que não existem muros mas sim pontes entre os povos.



Luís e Ana Gonçalves

2 comentários:

Marta Ribeiro disse...

Muito Bonitos e Sentidos são todos os encontros do FM* estar com estes jovens e DEUS, faz me ter força e vontade de a cada passo meu, viver em Unidade e respeito para com todos os meus irmãos*

Obigada Senhor por este encontro e por amares todos os teus filhos.
Continua a dar-nos a graça de todos os dias vivermos em Fé e Missão*

SOMOS UM=D

Anónimo disse...

Queridos amigos que bonitas fotos e que belo texto.
Que esse vosso desejo de O seguirem não termine nunca.

Um beijinho para todos,
Madalena.