quinta-feira, outubro 09, 2008

Dia Mundial do Sorriso - 3 de Outubro

Hoje dia 3 de Outubro, assinala-se o chamado dia mundial do Sorriso, mas o que é isto, o que é o sorriso?! Depois de procurar um sentido mais teórico para o definir, deparei-me com a seguinte definição “acto de sorrir; manifestação que se faz, sorrindo, e que exprime um sentimento de benevolência, simpatia ou ironia”. É um acto tão natural e espontâneo que realizamos no dia-a-dia que nem pensamos no seu verdadeiro sentido.

O que nos faz sorrir? Em que momentos nos rimos? Quando nos contam uma piada, quando estamos com alguém de quem gostamos, quando conseguimos atingir alguma meta a que nos propomos, quando encontramos alguém que já não vimos à muito tempo, quando provocamos um sorriso em alguém que está ao nosso lado.

Penso que o mais puro dos sorrisos é quando rimos sem razão aparente, é quando nos perguntam “se estamos bem”, porque não há explicação para tal, mas de facto há, isso só acontece quando estamos bem connosco, com os outros e com a vida. Quando sentimos o amor de Cristo, quando sentimos a amizade do amigo, sentimos uma alegria tão grande, um preenchimento tão grande que sorrimos sem explicação, sorrimos porque estamos bem.

Quantas vezes o sorriso nos transmite o que o outro pensa, o que sente, não é apenas o olhar, mas sim um conjunto de expressões faciais que compõem o nosso rosto que nos faz compreender quando o nosso próximo precisa de nós, precisa de ajuda.

Estejamos atentos aos sorrisos uns dos outros e vejamos o que eles nos dizem, o que eles nos transmitem, uns mais abertos outros mais fechados, mas o importante é perceber o que está por de trás dele. "Sou feliz porque a vida é partilhar mais do que receber, a alegria está no dar"

Por Cândida (obrigado mais uma vez)


2 comentários:

Jacinta disse...

Candida, gostei muito muito destas frases =D So de ler isto me dá mais vontade de sorrir =D

Obrigada!

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá pessoal!
Lembram-se de mim? Sou a Florinda e fiquei muitissimo feliz por saber que existe o dia mundial do sorriso, no domingo passado foi aqui na vila a festa da nossa senhora do rosário, e tive a visita de um amigo que não via à muito, deu-me uma crise de riso que fiquei sem perceber o porquê daquele meu sorriso, mas realmente amei aquele dia.
Beijinhos e continuem com esse blog porque está lindo, e amei saber que havia esse dia.
Beijinhos e fiquem todos bem, e sorriem sempre porque é o melhor remédio, adoro sorrir.
Vá bom fim de semana.