quinta-feira, outubro 02, 2008

Foi em mais um dos momentos em que eu recordava a Semana de Experiência Missionária, que vivi, que me lembrei de um poema que gentilmente uma Senhora idosa partilhou com alguns de nós. É um poema tão simples e tão directo gostava de partilha-o convosco.


Senhor,
Ensinai-me a envelhecer!

Ajudai-me a reconhecer as coisas boas da minha vida,
Dá-me força para aceitar as minhas limitações
Cedendo aos outros o meu lugar,
Sem ressentimentos nem recriminações.
Que eu aceite ir-me desapegando das coisas
E veja nisso uma sábia lei da Tua Providência
Que regula o tempo e preside à vida das gerações.

Faz, Senhor,
Que seja ainda útil para o mundo,
Com as minhas pequenas tarefas,
Mas sobretudo com o meu testemunho,
de paciência e bondade de serenidade, alegria e paz.

Dá-me, Senhor, a tua força
Para enfrentar as contrariedades de cada dia
Particularmente na doença e na solidão.

Que os últimos anos da minha vida mortal,
Sejam como um pôr de sol feliz; na oração e na caridade, na compreensão e na esperança que eu saiba envelhecer e morrer com serenidade e a coragem
Como tu, Senhor, morreste na cruz!

Para que um dia possa também ressuscitar para a glória do teu e Nosso Pai e ir ao encontro daqueles que partiram antes de mim.

Ámen.


Cândida Silva

(Obrigado Cândida pelo teu testemunho! É um poema lindo!)

Sem comentários: