terça-feira, setembro 23, 2008

Fé e Missão

A descoberta de um destino

Com a chegada do mês de Setembro, por regra é tempo de arrumar as malas de viagem que nos acompanharam durante as férias de Verão e retomar à rotina do dia-a-dia. Contudo, não há regra sem excepção e prova disso foi a viagem de sonho que o grupo Fé e Missão do Norte iniciou sexta –feira dia 19 de Setembro.
Cada um de nós deixou as suas casas e partiu com a sua mala de viagem rumo à casa dos Missionários Combonianos na Maia, o nosso “aeroporto”.
À chegada era visível no rosto de cada um o entusiasmo e a alegria do re-encontro, pois alguns de nós já nos conhecíamos de actividades anteriores, também estas propostas pelo C.V.J.
Entre as apresentações, sorrisos, partilha de experiências e oração, o espírito de grupo e família começou a “florescer” e foi neste ambiente que terminámos a nossa noite de sexta.
No sábado feito o “check-in” estava então tudo apostos para iniciar a viagem que tem como origem “Missão Jovem” e nada melhor que iniciar a oração da manhã com a questão “Quem és tu?”, questão esta que esteve nos nossos pensamentos durante todo o dia.
Num clima mais formal foi-nos apresentado o tema do ano: “VIVE COM PAIXÃO” que vai ser o destino da nossa viagem, tendo como modelos o apóstolo S. Paulo e Daniel Comboni.
Deste modo, explorámos daquilo que S. Paulo foi e é, tudo isto nos ajudou a dar resposta à questão colocada nesta manhã.
Mas no meio de tudo isto há sempre tempo para a diversão, equipámo-nos à maneira e alguns de nós mostraram os seus dotes futebolísticos, outros trocaram o “futebol humano” pelos matraquilhos.
Uma vez que a viagem vai ser longa concluímos o resto da tarde definindo objectivos que como grupo vamos concretizar tendo em vista o nosso destino.
Como grupo não vamos permanecer nesta viagem sempre juntos fisicamente, pois ser missionário é assim mesmo.
Passado isto foi então altura de cada um responder ao desafio que lançaram, definir “um projecto de vida”.
A noite culminou com uma vigília na qual cada um recebeu o seu cartão de embarque e nele foi assinalado a sua presença de inicio nesta longa viagem.
Para além disso também houve um momento de partilha com as respostas à questão “Quem és tu?”.
Foi sem dúvida o momento alto do dia.
E num fechar de olhos era domingo, para este dia tínhamos como objectivo principal estarmos presentes na entrega da tocha missionária feita pelo Grupo de Jovens de Avanca ao Grupo de Jovens de Branca durante a Eucaristia.
E uma vez que se aproximava a hora do almoço, um docinho oferecido pelo Grupo de Jovens de Branca deu para recarregar um pouco as baterias e deste modo ainda, tivemos energia para jogar o “Jogo da Pipoca”.
Um momento de grande diversão e comunhão entre todos os grupos.
No fim do almoço chegou o momento de cada um continuar a sua viagem, unidos pelo mesmo ideal embora fisicamente distantes.
Daqui a um mês estaremos prontos para a nossa primeira paragem nesta viagem e por uma vez mais o nosso cartão de embarque irá ser assim assinalado, este vai ser o símbolo que nos acompanhará durante os próximos oito meses nesta viagem de Fé e Missão.
Então, até daqui a mês.



Zélia

Sem comentários: