sábado, maio 31, 2008

Noite UP'S

Esta sexta feira que passou, vivemos uma noite diferente. Deixo-vos com um texto que a Ângela nos fez (desde já obrigado!):

Bora lá? Noite UPS (upa p'o Sameiro) Uma directa com Deus? Aceitas o desafio?

No passado dia 23 de Maio alguns elementos do Fé e Missão “incorporados” no Grupo de Jovens de Ribeirão participaram naquela que foi uma verdadeira directa na presença de Deus: a noite UP’S!

Para quem ainda não ouviu falar desta dinâmica, a noite UP’s consiste numa caminhada desde o Mire de Tibães até ao Sameiro (Braga), durante a qual são realizadas várias actividades aquando as paragens feitas durante a mesma.

A grande temática desta caminhada foi o Sonho, na qual fomos desafiados a reflectir sobre a questão: “És daqueles que ainda acredita em sonhos?

Esta caminhada foi mais uma forma de aproximar os Jovens de Deus e de sentir a sua presença em nós.

No Mire de Tibães, onde teve início a caminhada podemos visualizar um filme que nos elucidou sobre a importância de sonhar e de acreditar nos sonhos. Só com a capacidade de sonhar e ambicionar podemos ir mais além e descobrir o que Deus quer de nós e que sentido tem a nossa vida. Ouvimos ainda uma história que nos alertou para o facto de sermos capazes de acreditar mesmo sem as manifestações fantásticas de Deus, e que a felicidade pode estar nas pequenas e mais simples coisas da vida bem como o quão importante é darmos valor aquilo que temos em vez de nos lamentarmos pelo que não temos.

Na noite da caminhada podemos também presenciar momentos de verdadeira magia. Sim, magia pois tivemos direito também à presença de Bruxas (que liam o futuro), de tocadores de flauta e de Reis vindos do reino dos sonhos!

Na primeira paragem, o “FANTASTIC VALLEY” podemos reflectir sobre a importância que tem a coragem de sonhar, recordando aqueles que, antes de nós, foram capazes de mudar o mundo através do sonho. A realidade só é possível de alcançar se acreditarmos não deixarmos de acreditar no impossível e em tudo o que é “fantástico” aos nossos olhos.

O “APOCALIPSE NOW” constitui a segunda paragem, durante a qual foi feita uma abordagem aos sonhos que, na verdade, não são sonhos: as tentações! Os desejos e vontades que nos regem podem muitas vezes ser fruto do apelo do meio que nos envolve. As tentações conduzem-nos à dúvida e aos MEDOS, as barreiras que nos impedem de avançar. A nossa vida é uma descoberta constante de todos os medos e das estratégias para os enfrentar e lutar contra eles, pois só assim é possível sonhar…

A terceira e última paragem, “BAI UMA CHARLA”, sensibilizou-nos para aqueles que vivem presos à realidade e não conseguem nem sabem sonhar e entregar-se aos sonhos. Não são capazes de utilizar uma das suas maior potencialidades enquanto seres humanos: a criatividade!

Cansados, mas de forma alguma desanimados chegamos, por fim, ao Sameiro, onde se deu por terminada a nossa longa caminhada, finalizada com uma pequena cerimónia orientada pelo Padre Marcelo.

A viagem mais importante: daquilo que sou, àquilo que quero ser!

Ângela Azevedo

1 comentário:

Jacinta disse...

ehehe o Tiago e o Sérgio ali a porém-se ao geito para a câmara eheh, mas ficaram giros meninos :)
Estou a ver que o encontro foi espectacular =D

Beijinhos ***