sexta-feira, maio 30, 2008

Numeros que fazem pensar

Há poucos dias a Aminstia Internacional revelou o relatório anual de violações dos direitos humanos no mundo.
Os numeros e as situações continuam a ser trágicos.
Fica aqui um pouco do que uma raça a que chamamos “humana” e dotada de inteligência, é capaz de fazer contra os seus semelhantes:

a

a
Na primeira metade de 2007 perto de 250 mulheres foram mortas no Egipto por maridos violentos ou por membros da família. Em média, são violadas duas mulheres por hora.

1,252 pessoas foram executadas pelos seus próprios governos, em 24 países, durante o ano de 2007; no entanto, 104 países votaram a favor de uma moratória global à pena de morte.

A Amnistia Internacional documentou casos de tortura e outros tratamentos crueis, desumanos ou degradantes em mais de 81 países durante o ano de 2007. a

O relatório da Amnistia Internacional realça pelo menos 23 países com leis discriminatórias para as mulheres, pelo menos 15 países com leis que discriminam os migrantes e pelo menos 14 países com leis que discriminam as minorias.
a
No final de 2007, mais de 600 pessoas estavam detidas sem acusação, julgamento ou acompanhamento judicial, na base aérea norte Americana de Bagram, no Afeganistão e 25.000 estavam detidas pelas Forças Multinacionais no Iraque.
a
54 países foram referidos no Relatório de 2008 da Amnistia Internacional por conduzirem julgamentos injustos.
a
Os números da Amnistia Internacional mostram que cerca de 800 pessoas estiveram detidas na Baía de Guantánamo desde a abertura das suas instalações, em Janeiro de 2002.
a
Cerca de 270 pessoas continuam lá detidas em 2008, sem acusação ou processo legal correspondente.
a
Em 2007 mais de 550 bloqueios e restrições feitas pelos militares israelitas impediram os movimentos de Palestinianos, entre as cidades e aldeias na Cisjordânia.
a
A Amnistia Internacional identificou 45 países que detêm Prisioneiros de Consciência.

77 países restringiram a liberdade de expressão e de imprensa.
aa
Crê-se que milhares de pessoas foram detidas durante a repressão dos protestos no Myanmar, em 2007. A Amnistia Internacional estima que cerca de 700 pessoas continuem sob detenção.
a
No Darfur o genocidio parece não ter fim. Todos os dias ocorrem mortes e violações de mulheres e crianças. Os numeros são tragicos, mais de 200 mil mortos oficiais, porque na realidade estima-se que já ultrapassem os 500 mil.
a
Pelo menos 39 membros de sindicatos foram mortos na Colômbia em 2007, 22 morreram nos primeiros 4 meses deste ano.14% da população do Malawi vive com VIH/SIDA em 2007. Deles, apenas 3% tem acesso a medicamentos retrovirais gratuitos. Um milhão de crianças são órfãs, devido a mortes relacionadas com o VIH/SIDA.

Sem comentários: