segunda-feira, março 31, 2008

Darfur - uma mensagem para a China

A violência no Darfur tem vindo a piorar. Mais de 80 000 pessoas foram deslocadas nos últimos meses e o aumento da luta resultou na morte de centenas de civis.

A China deveria concentrar-se em conseguir peacekeepers no terreno no Darfur. Em vez disso, tenta controlar os computadores de líderes e membros de organizações que lutam pela paz no Darfur.

Não podemos deixar que a China volte costas ao genocídio em Darfur, pois ela deve usar a sua influência para exercer pressão sobre o governo Sudanês para parar a violência.

Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a China tem uma grande influência na missão de paz. Contudo, em vez de usar o seu poder em favor da paz, a China continua a defender os interesses do Sudão, a expandir o comércio e a reforçar a capacidade militar do governo sudanês.

Não nos podemos deixar enganar pela propaganda agressiva lançada pela China em antecipação dos Jogos Olímpicos 2008. Enquanto ela conseguiu uns pequenos passos em frente, esses esforços em nada melhoraram as condições no Darfur.

O representante da China na questão do Darfur, Liu Guijin, poderá usar o seu poder para pressionar o governo sudanês a permitir uma rápida, completa e eficaz acção das forças de paz. Envia-lhe uma mensagem hoje mesmo.

[ www.savedarfur.org ]

Sem comentários: