quarta-feira, maio 30, 2007

Confissão a Deus?


Porque é que temos a obrigação de nos confessarmos a um sacerdote? Se o fizermos directamente a Deus não tem validade? Conheço muitas pessoas que o fazem e sentem-se bem assim.



Anónimo

Resposta: Jesus, como é Deus, pode perdoar os pecados, como Ele próprio afirmou: «O Filho do Homem tem na terra poder para perdoar os pecados» (Mc2,10). Tanto ao paralítico, como à mulher pecadra declarou: «Estão perdoados os teus pecados»(Mc2,5; Lc7,48).



O poder de perdoar os pecados deu-o Jesus, não a todos, mas somente aos seus ápóstolos, dizendo-lhes no domingo de Páscoa: «Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; mas àqueles a quem os retiverdes (não perdoares), ser-lhes-ão retidos (não perdoados)» (Jo20,21-23)



Aqueles que dizem que se confessam directamente a Deus e não aos sacerdotes, não têm perdão, porque Jesus disse: «Àqueles a quem não perdoardes, não serão perdoados».



Diz a lei da Igreja: «A confissão individual e íntegra e a absolvição constituem o único modo ordinário pelo qual o fiel, consciente de pecado grave, se reconcilia com Deus e com a Igreja» (Cânone960).



Na Exortação Reconciliação e Penitência na Missão actual da Igreja, declara o saudoso Papa João Paulo II que um dos erros que levou à diminuição das confissões sacramentais é «a mentalidade, por vezes difundida; de que se poderia obter o perdão directamente, de Deus, mesmo de modo ordinário, sem receber o Sacramento da Reconciliação...



O sacramento da Penitência é o caminho ordinário para alcançar o perdão e a remissão dos pecados graves cometidos depois do baptismo...Seria, portanto, insensato, além de presunçoso querer prescindir arbitrariamente dos instrumentos de graça e salvação que o Senhor nos dispôs e, neste caso concreto, pretender receber o perdão, pondo de lado o Sacramento instituido por Cristo, exactamente para perdoar.»



É certamente Deus quem perdoa, mas por meio dos seus ministros. Estes, porém, não podem dar ou negar a absolvição, sem conhecer os pecados. Ora, só os penitentes, que os cometeram, é que os poderão declarar. É esta a razão da confissão auricular.


Cruzada Agosto/Setembro 2006

segunda-feira, maio 28, 2007

«Vende o que tens e segue-Me»


Naquele tempo, ia Jesus pôr-Se a caminho, quando um jovem se aproximou correndo, ajoelhou diante d’Ele e Lhe perguntou: «Bom Mestre, que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?». Jesus respondeu: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus. Tu sabes os mandamentos: ‘Não mates; não cometas adultério; não roubes; não levantes falso testemunho; não cometas fraudes; honra pai e mãe’». O jovem disse a Jesus: «Mestre, tudo isso tenho eu cumprido desde a juventude». Jesus olhou para ele com simpatia e respondeu: «Falta-te uma coisa: vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me». Ao ouvir estas palavras, o jovem ficou abatido e retirou-se pesaroso, porque era muito rico. Então Jesus, olhando à sua volta, disse aos discípulos: «Como será difícil para os que têm riquezas entrar no reino de Deus!». Os discípulos ficaram admirados com estas palavras. Mas Jesus afirmou-lhes de novo: «Meus filhos, como é difícil entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus». Eles admiraram-se ainda mais e diziam uns aos outros: «Quem pode então salvar-se?». Fitando neles os olhos, Jesus respondeu: «Aos homens é impossível, mas não a Deus, porque a Deus tudo é possível». (Mc 10, 17-27)

domingo, maio 27, 2007

Pedras no caminho?




Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas
vezes mas não esqueço de que minha vida é maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo,
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica,
mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou contruir um castelo...

Fernando Pessoa

quinta-feira, maio 24, 2007

Relatorio 2007 da Amnistia Internacional - Darfur

O Darfur é uma ferida que sangra na consciência do mundo. O Conselho de Segurança das Nações Unidas está minado de desconfiança e duplicidade por parte dos seus membros mais poderosos. O governo sudanês está a protelar as medidas na ONU. Entretanto, 200.000 pessoas morreram, e dois milhões estão deslocadas, e os ataques das milícias estão agora a estender-se ao Chade e à República Centro Africana.” disse Irene Khan Secretária Geral da Amnistia Internacional.


Tenhamos sempre presentes no nosso coração e nas nossas orações, todas estas feridas do mundo, principalmente este drama do Darfur, mesmo tendo a consciência que não podemos fazer muito, não fiquemos calados, sejamos pelo menos capazes de denunciar.

terça-feira, maio 22, 2007

Os corredores da morte

A Amnistia Internacional revelou que existem mais de 20 000 pessoas no corredor da morte, a aguardar execução pelos seus próprios governos.
Na sua ultima analise sobre a pena de morte a nível mundial, a amnistia internacional revelou que pelo menos 2148 pessoas foram executadas em 22 países, no ano de 2005, 94% das quais na China, Irão, Arábia Saudita e EUA e 5186 foram condenadas à morte em 53 países.
A organização acentua que estes números são aproximados, dado o secretismo em torno desta questão. Muitos governos como o da China, recusam a publicação de estatísticas oficias, o Vietname trata esta questão como confidencial.


Segundo Irene Khan, Secretária Geral da Amnistia Internacional, “os números sobre a pena de morte são verdadeiramente preocupantes 20 000 pessoas contam os dias até que o estado lhes tire a vida. A pena de morte é a negação dos direitos humanos, na sua forma mais irreversível. É normalmente aplicada de uma forma discriminatória, no seguimento de julgamentos injustos ou é aplicada por motivos políticos. Pode ser um erro irreversível quando há uma falha na justiça.”

sábado, maio 19, 2007

Somente de passagem


Conta-se que no século passado, um turista americano foi à cidade do Cairo, no Egipto, com o objectivo de visitar um famoso sábio.
O turista ficou surpreendido ao ver que o sábio morava num quartinho, muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa e um banco.
- Onde estão seus móveis? - perguntou o turista. E o sábio, bem depressa, perguntou também:
- E onde estão os seus?...
- Os meus?! surpreendeu-se o turista.
- Mas eu estou aqui só de passagem!
- Eu também...- concluiu o sábio.
"A vida na terra é somente uma passagem...no entanto, alguns vivem como se fossem ficar aqui eternamente, e esquecem-se de serem felizes."
O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
(Fernando Pessoa)

quinta-feira, maio 17, 2007

Sair do silêncio



CVJ ao serviço do Darfur

Tirar o drama do Darfur do silêncio, é a proposta de uma campanha promovida pelo Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos. Para isso apostam na sensibilização da sociedade portuguesa e na solidariedade para com os povos mais desfavorecidos e marginalizados.
O CVJ quer aproveitar a presidência da união europeia por parte de Portugal e a cimeira Europa-África, para atingir o maior número de pessoas, e assim solidarizar os portugueses para o problema do darfur.
Os objectivos passam por uma campanha de informação e sensibilização através dos meios de comunicação social; apelo aos governantes e políticos portugueses a pressionarem a união europeia a intervir em favor das populações; ajuda em acções de solidariedade para com os refugiados, nomeadamente através dos missionários e organizações sociais, presentes no terreno.
A campanha quer abranger os diferentes sectores da vida social, política e religiosa, desporto, música, teatro, através dos seus agentes, estruturas e associações, grupos e movimentos. Para isso o CVJ quer colaborar com outras instituições e grupos, na união de esforços para que a campanha tenha impacto social.
Diferentes acções serão realizadas ao longo destes meses que culminarão com uma vigília e acções de rua por altura da cimeira Europa-Africa.
Mais informações:
Em Jovens e Missão: No link Acção Darfur e nos outros links relacionados com o Darfur
Unicef :
Catholic Organization For Relief and Development Aid
http://sudan.crs.org/help.htm
Vaticano:

terça-feira, maio 15, 2007

Fim de semana inesquecivel

Eu juntamente com o André vivemos este fim-de-semana uma experiência forte em Fátima. Estar ali em comunhão com 500 000 pessoas fez-me pensar que afinal ainda à salvação para este mundo cada vez mais sem valores.
Tal como disse o cardeal Ângelo Sodano a Europa, e eu diria mais o mundo tende para o esquecimento de Deus e dos valores morais, e por isso é bom haver estas manifestações de fé para podermos acreditar que as coisas podem ser diferentes.
É preciso que principalmente nós os jovens estejamos presentes e saibamos dizer sim a vontade da Mãe. Provavelmente na semana passada no Fátima Jovem éramos muitos mais, é pena este fim-de-semana não termos sido assim tantos. A mãe que nos acolheu na semana passada de braços abertos era a mesma este fim-de-semana e teria ficado muito contente de nos ter visto novamente a todos no seu santuário.

Alguns momentos fortes registados em foto

a


a

a

segunda-feira, maio 14, 2007

Mas afinal...

Olá malta!
Tudo bem?
Para variar precisava da vossa ajuda =D
Em EMRC, ou seja, Moral estamos a tratar do tema o "Amor", para alguns um pouco lamechas, mas se formos bem a ver há imensas coisas sobre esse assunto.
O que eu vos queria propor era que me escrevessem (em poucas linhas) a resposta à pergunta:
O que é para ti o AMOR?
Podem pôr como comment ou se preferirem mandem para o meu email. Não queria que pensassem muito, digam a primeira coisa que vos vier à cabeça, basta uma frase, uma palavra.
Desculpem a trabalheira, mas também é bom para vocês pensarem um bocadinho. =P
"Obrigadão"
****
JA

domingo, maio 13, 2007

13 de Maio em Fátima



Este ano, ainda mais do que os outros anos, o Santuário de Fátima esteve a transbordar de pessoas. Não pude estar presente, mas houve pessoas que estiveram e que postaram nos seus blogs esse dia: No cimo da montanha , Faz-te ao largo .

quinta-feira, maio 10, 2007

Fogo na Selva

Houve fogo na selva. Os animais corriam em todas as direcções. Uma manada de elefantes ia com o seu chefe à cabeça. Trotava junto de um lago, quando de repente encontraram um passarinho que tranquilamente se molhava na margem.
Cheio de assombrio, o elefante chefe parou, apesar do perigo. Perguntou-lhe o que fazia ali e porque não corria como os outros para se salvar.
O passarinho respondeu-lhe ingenuamente:
- Estou a molhar as penas, para depois voar por cima do fogo e deitar algumas gotas de água.
Mais admirado ainda, o elefante disse:
- E julgas que assim consegues apagar o fogo?
O passarinho respondeu:
- Não se, mas faço o que posso.

segunda-feira, maio 07, 2007

Fatima Jovem 2007

Alguns momentos que vivemos no fim de semana


aa

aaaaaaaaChegada aaaaaaaaaaaaaaaaaaaAnimação de rua



aa

aaaaaOração no Paulo VI aaaaaaaaaaaaa Só borga



des
Comprou um brinquedo aaaaaaaaaaa Eucaristia
novo não quis outra coisa



ss

aaaIrmão Neto em reflexãoaaaaaaaa Despedida

bbbbbbbbbbbbbbbbb
aaaaaaQuem Quem foi que disse que os padres não trabalham
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa( "Mete gelo" )

Foi mais uma experiência forte de comunhão conosco, e com os outros.

Foi um fim de semana em que valeu a pena sair de casa.

Acima de tudo soubemos ser familia

quinta-feira, maio 03, 2007

V JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE DE LISBOA

No passado domingo, dia 29 de Abril, realizou-se em Arruda dos Vinhos a V Jornada Diocesana da Juventude de Lisboa, com a presença do Sr. Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, da parte da tarde.
Chamados a participar, num compromisso pessoal que fizemos e que vamos fazendo todos os dias, aceitámos (eu, a Maria João e o Filipe) participar. Connosco, a Margarida Vieira e a Gilda Ferreira, que abdicando do seu fim-de-semana quiseram experimentar, servindo, do lado de trás de umas jornadas diocesanas de jovens. Ainda junto a nós, a Irmã Beta e a Irmã Dorinda, sempre de sorriso nos lábios e um brilhozinho nos olhos, demonstrando que vale a pena, que vale a pena lutar e falar dos que são constantemente esquecidos pelo mundo.
Chegaram um pouco mais tarde uns outros amigos, que já conhecíamos porque tínhamos visto na televisão. A família Ricardo (como é conhecida em Moçambique), um casal na casa dos trinta anos, com os seus três doces filhos, a Raquel, o Diogo e o Cristóvão. Finalmente o Irmão Neto e o Padre João que não estando, estavam porque fizeram parte da organização do nosso trabalho para as Jornadas e tão bem o prepararam e pensaram.
Dinamizámos juntos o Atelier Toca a Andar e ainda que não saíssemos de uma sala com pouco mais de 9 metros quadrados, fisicamente o nosso coração fazia Africa bater em nós. Os doentes, os pobres, os aflitos, os abandonados estavam presentes naquela sala e com eles, as diferentes VOCAÇÕES MISSIONÁRIAS ao seu serviço. – leigos, irmãs, irmãos, padres.
Participaram neste atelier tantos jovens (30 e mais alguns) à procura de alguma certeza, de algum clique que os faça sentir úteis, que lhes mostre por onde seguir no meio de tantas dúvidas, naturais das suas idades.
Acima de tudo queríamos passar a ideia de que podemos ajudar daqui, enquanto não descobrimos qual a OPÇÃO que transformará para sempre a nossa vida, seja ela qual for, com toda a certeza.
Tínhamos um espaço que funcionava como exposição/ apresentação de quem são os Missionários e Missionárias Combonianos, quais os seus projectos e grupos para jovens. De alguma forma tentámos fazer chegar MAIS ALÉM, UM SORRISO, UM OLHAR, UM ABRAÇO AMIGO, em nome de todos aqueles que não têm voz.
Apesar de todos os cansaços, foi sem dúvida mais um dia de VIDA feliz.

Com amizade,
Madalena Vieira.

quarta-feira, maio 02, 2007

Maio - Mês de Maria


Hoje enquanto circulava pela estrada nacional 1 pude reparar na quantidade de pessoas que nela peregrinavam em direcção a Fátima.
A cada ano que passa são mais as pessoas que por estes dias se dirigem a Fátima.
Nem todas o farão por promesa ou fé, certamente muitas vão por desporto, mas mesmo assim impressiona-me sempre ver tanta gente rumar à casa da mãe.

Já agora não se esqueçam, devia ser sempre mas principalmente durante este mês, de A homenagear diariamente com o rosário.
A oração é uma das armas mais fortes que um cristão tem, e que tantas vezes esquecemos ou não sabemos usar.