segunda-feira, outubro 29, 2007

Com Cristo Rasga Horizaontes...à vocação missionária! FM Sul


Pois é, este mês tivemos mais um encontro do FM, e desta vez o tempo ajudou-nos a aproveitar todos os espaços da nossa quinta de Santarém!

Começámos o nosso sábado com um sol radiante a entrar pelas janelas, ouvindo o testemunho do Pe.José Arieira, que nos falou da sua missão no Congo. É sempre bom termos novos testemunhos para ouvir!

A nossa reflecção da manhã basiou-se na leitura Act 2,1-13, que fala do Espírito Santo (da festa do Pentecostes), tentamos reflectir o que é que aquilo quereria dizer para a nossa vida.

Depois da nossa reflecção foi-nos feita uma proposta: em grupos escrevermos uma carta a um missonário. E foi muito giro, pois todos tinhamos curiosidade (embora alguns nem os conhecessemos) de saber como estava a correr a missão deles.
À tarde tivemos a parte mais prática, limpamos as folhas do jardim, e jogamos à bola [desta vez não fomos para a piscina =(]
À tarde, com a música sempre a acompanhar-nos, estivemos a falar sobre o nosso mês, foi um momento importante para nos conhecermos melhor como grupo e também falamos sobre a nossa campanha, do Darfur, e sobre os cenáculos de oração.

Rezámos o nosso tercinho depois do jantar, com as velas nas mãos para nos aquecerem e para iluminarem o nosso caminho.

À noite podemos partilhar o que mais nos tocou na nossa reflexão da manhã.
Uns aproveitaram assim que a vigilia acabou para se irei deitar, outros ainda ficaram a pôr a conversa em dia já que tinham mais uma hora para dormir!

No domingo estava um sol lindíssimo, e quem não quis acordar foi obrigado a isso.
Ainda o encontro não tinha acabado e já estavam as saudades a chegar.

O nosso pequeno almoço foi só de risota, não sei o que se passava, mas penso que todos tinham dormido muito bem, toda a gente tinha vontade de falar, cantar, brincar, foi uma comédia autêntica.

Chegou a hora de partilharmos os apectos que podemos melhorar no encontro, e chegamos à conclusão que houve uma melhor gestão do tempo, pois tivemos tempo para fazer mais coisas :)

A eucaristía foi celebrada na nossa capela, num ambiente mais familiar.

Chegou a hora da despedida, e todos partiram rumos às suas casas.

Este foi um resumo muito rápido do que foi o nosso encontro, pois nós há palavras para se descrever aquilo que se vive, pois são momentos únicos que Deus aproveita para nos dar uma palavrinha ;)




" Esta chama acesa transmite o calor do Senhor, a sua sabedori e a sua santidade. Ajudar o próximo reconstroio-me, e faz-me acrediar que a minha luz não se apaga no meio da escuridão. Deus é fonte de luz de todos os nosso corações"

1 comentário:

Anónimo disse...

Ena, como fiquei cheia de saudades vossas. Como fiquei curiosa. Como fiquei emocionada por vos imaginar e recordar. Há momentos e pessoas tão marcantes nas nossas vidas.

Rezaram o terço à volta da quinta, como fazíamos?

E a irmã Beta acertou na baliza? :P


Gosto tanto de vós, da família de Santarém, de cada um.

Um abraço amigo,
Madalena.