quinta-feira, abril 12, 2007

Páscoa Jovem Paroquias - Vide

Eu juntamente com o André Carvalho o André Duarte a Gilda a Gabriela o P. Quim a Irmã Carla e a Irmã Mauren formamos o grupo que foi animar a Paroquia de Vide – Seia.


Vou falar mais a nível pessoal mas penso não só para mim como para todos o encontro foi inesquecível. Vide é uma pequena aldeia perdida nas encostas da serra da estrela. É dividida ao meio por uma ribeira que lhe dá ainda mais beleza.


Os dias que lá passamos serão difíceis de esquecer, pois tudo foi vivido de uma forma intensa.

Começámos na quinta-feira santa com o lava-pés onde lembrámos as desigualdades entre os povos.
Depois na Sexta-Feira Santa acompanhamos Jesus na via sacra ate ao calvário, que se fez pelas calçadas da aldeia numa subida íngreme que culminou com a chegada a uma linda capela no alto da aldeia, onde ai depois de terminada a via sacra celebra-mos a Paixão de Senhor.
Ainda não falei da família que nos acolheu e preparou tudo para que pudesse-mos passar da melhor forma todos aqueles dias. Bem não sei o que dizer deles, foram simplesmente espectaculares. Fizeram de tudo para que nos sentíssemos em família e em casa. Obrigado Cristina Manuel e António.
Ao final do dia de Sexta-Feira subimos a um alto monte onde fomos presenteados com uma vista fantástica e posteriormente por um arco-íris que nos maravilhou a todos.
No sábado de manha estivemos com as crianças da catequese e fizemos com elas um trabalho sobre situações de vida e morte no nosso planeta, há tarde visitamos o lar de idosos onde vimos um filme de Jesus e estivemos em comunhão com eles.
À noite foi a grande vigília que se prolongou noite fora com a alegria característica da presença do ressuscitado no meio de nós.
O domingo começou com uma procissão pelas ruas da aldeia a anunciar que Ele estava vivo, depois foi a missa e o almoço de despedida em casa dos manos. Não nos deixaram partir sem nós presentear com mais uma maravilha da sua terra o poço da broca com a sua magnifica cascata...LINDO...
a
a
a
E assim terminou a nossa jornada missionária por aquelas terras serranas, mas com a promessa de em breve voltarmos.

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bonito,parabéns pelo bom trabalho!

Vide disse...

Queridos jovens amigos, muito obrigado mais uma vez pela Vossa presença entre nós para celebrar a Páscoa. Foi verdadeiramente uma Páscoa inesquecível, vivida intensamente por todos nós! O Vosso testemunho de alegria e generosidade deu-nos alento e força para a Vida. Continuai a ser essa Chama de Cristo a brilhar, pois Ele precisa de vós na construção de uma nova civilização: a civilização do Amor e da Esperança!
Que Deus vos abençoe, ilumine e fortaleça com o Seu Espírito!
Estareis sempre presentes no nosso coração e na nossa oração!
Um forte abraço!
Os manos de Vide

Anónimo disse...

Pois é...
Vide ficará para sempre na minha memória, assim como os manos, como as crianças, como as irmãs, como as pessoas que deram de tudo para nos sentir-mos em casa...

valeu apena abdicar da pascoa com a minha familia e por 5 dias passar a pertencer a uma nova familia, a de Deus...

queria aproveitar para mandar um grande abraço aos manos, á Mariana, á Rosário,...e a todos...

foi simplesmente lindo...