quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Retiro cá para cima

Neste fim de semana passado alguns de nós membros do Fé e Missão e mesmo outras pessoas sem o serem atenderam a este pequeno pedido "Vem e segue-me".
Na época Quaresmal que se inicia agora, retiramo-nos do mundo e de toda a sua perterbação e fomos ter com o Senhor e a sua manifestação no silêncio pois como está escrito na Bíblia: "Depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa"(1 REIS, 19-12), Deus manifesta-se na simplicidade...

Após uma amena cavaqueira sexta à noite, onde todos partilharam um pouco de quem eram e mostravam os seus dotes na jogatina, o retiro iniciou-se. Todos tinham expectativas muito diferentes, uns iam porque achavam que precisavam de um encontro mais próximo com Deus, alguns iam pôr perguntas, outros obter respostas. Mas como disse o Pe. Leonel durante o encontro, nunca sabemos o que podemos receber de Deus...Se será aquilo que queremos, aquilo ao que fomos ou aquilo que verdadeiramente precisamos que vai contra o que queremos. De facto muito podemos esperar, mas acho que toda a gente saiu muito satisfeita do retiro.

Muitas vezes na vida é preciso parar, parar totalmente e pensar no que se fez, no que se está a fazer e no que vai ser feito. Só que como não fazemos isto, não nos apercebemos de quanto o precisamos, que quando o fazemos, ficamos pasmados de como vai a nossa vida.

Mas escutando o evangelho de São Lucas ao longo do retiro, fomos capazes de ir compreendendo, não só maneiras de nos avaliarmos, mas também caminhos que teríamos de tomar para cumprir os nossos objectivos. Cantando de vez em quando e apresentando no altar, orações, trabalhos, compromissos, fomos fazendo o nosso retiro.

Após tanta oferta ao Pai, Ele foi benevolente e deu-nos o conforto dos Seus braços, saímos de lá com um sorriso, pois de alguma forma, todos ficamos satisfeitos com os frutos do retiro. Agora a Quaresma pela frente, assim como Ele atendeu os nossos pedidos nesta procura que fizemos, atendamos neste tempo aos d'Ele.

1 comentário:

Jacinta disse...

Estou a ver que ambos os retiros foram produtivos :D
Ainda bem que finalmente se vê uma rapariga a tocar (pode ser que o Cristovão aprenda) =P

Um abraço para todos!*