terça-feira, janeiro 09, 2007

Morrer por Amor



24 missionários mortos em 2006

África é o continente mais perigoso para sacerdotes, religiosos e leigos em missão, revela lista da Fides

É um balanço trágico: 24 mortos em 2006 entre os missionários de todo o mundo, entre os quais dois portugueses. O cálculo é da agência Fides, a partir dos seus registos, em que considera sacerdotes, religiosos e leigos. Em 2005, o número de mortos em trabalho missionário, segundo a mesma fonte, foi de 25 (que, na altura, duplicava em relação ao ano anterior).

O maior número de mortos ocorreu em África, com nove presbíteros mortos, uma religiosa (uma missionária da Consolata, morta na Somália) e uma leiga voluntária, a portuguesa Idalina Neto Gomes, de 30 anos, assassinada na província de Tete, em Moçambique, a 6 de Novembro. Entre os sacerdotes, o país mais perigoso foi o Quénia com três mortes violentas e a Nigéria com dois assassínios. No Bailundo, em Angola, foi morto a 9 de Fevereiro o padre José Alonso Moreira, da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), com 80 anos.

Depois de África, a América (com o Brasil à cabeça) foi o continente que registou o maior número de missionários mortos: seis sacerdotes, uma religiosa e um leigo. Segundo a agência Fides, na Ásia perderam a vida dois padres, uma religiosa e um leigo, e na Oceânia um missionário religioso.

Todos estes missionários assasinados e outros que provavelmente não constam desta lista, apesar de saberem o risco que corriam, não se deixaram vencer pelo medo, e foram até ao fim.
Nós jovens podemos ser missionarios nas nossas terras, e sem correr estes riscos, mas mesmo assim quantas vezes o medo a vergonha, nos impedem de caminhar.
Sejamos capazes de marcar a diferença.
Que estes martires nos sirvam de exemplo para a nossa caminhada na fé

5 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de nao ser um jovem comboniano, sou um jovem pertencente aos Jovens Sem Fronteiras e devo dizer k o teu encorajamento, a tua força me reforçou ainda mais a vontade de participar nas Férias Missionárias dos JSF. Estava com receio, afinal vou estar com cerca de 20 pessoas que não conheço muito bem durante 10 dias, estava a pensar em desistir da ideia e adiá-la para o ano mas agora, graças a ti, vou tentar ajudar o outro nem que seja a dar um sorriso... Beijo

Jacinta disse...

Obrigada sergio pela mensagem encorajadora!
Muitos beijinhos
JA

Anónimo disse...

Eu não consigo deixar de ficar comovida quando leio estas palavras, que neste caso, são notícias!

Tanta gente com rosto, que nós não conhecemos, um mundo inteiro de que ouviremos falar ao longo da vida, porém sem o sentirmos, o cheirarmos, o ouvirmos, o tocarmos.

Tenho, (creio que temos) o privilégio de ter encontrado o irmão Neto e Padre João, a irmã Carmo, a irmã Beta, e outros(missionários combonianos e combonianas) e a Lourdes, a Rosa, a Pepi, a Monica e outras(Missionárias da CM São Pablo Apostolo y Maria Madre de la Iglesia) que me têm permitido contactar com diferentes realidades, na vida e no mundo, também em mim.

Estava a pensar na frase...

" Dar a vida pelos amigos... "; " Dar a vida..."

Continuo a pensar...
Madalena.

Anónimo disse...

missões é feito com os pes dos q vao , com os joelhos d quem fica e com as maos dos que contribuem...


fé e missoes...
by;Fernanda/Laura/Flávia

Anónimo disse...

A paz do Senhor! faço parte da equipe missionária na igreja a onde eu congrego,cidade de Nova Iguaçu- Rio Dejaneiro. Participei de uma obra missionária em Guaçui (ES) foi uma benção ganhamos estimadamente 102 almas para O SENHOR JESUS! ao retornarmos para casa um dos 12 onibos virou na pista, no alto da serra o meu onibus saiu logo atraz passamos pelo onibus mas não podemos ajudar então paramos na cidade para pedir socorro na quela noite chorei muito,eu estava dentro do onibus e mesmo diante aquela situação vi uma irmã evangelijando e éla ganhou aquele jovem para JESUS! Foi triste mas lindo, a obra de DEUS continuou mesmo diante aquela situação.Naquela noite DEUS coleu alguns missionários e levitas.e a obra de DEUS continua, precisamos avançar levando a Palavra de DEUS a toda as Nações. Missi: Ana Lucia. Guarda o que tens para que ninguem tome a sua coroa.