quarta-feira, janeiro 31, 2007

Dar as Mãos (Norte)

Mais um mês, mais um encontro do Fé e Missão...
Dar as mãos, foi o tema que nos levou este mês à casa comboniana de Famalicão.
Contando com um novo membro, a Fátima de 23 anos, professora do 1º ano (actualmente lecciona inglês), natural de Lisboa e reside na Póvoa de Varzim, à qual mais uma vez dou as boas vindas ao grupo. Não puderam comparecer a Cindi e a Vânia, por motivos de saúde e o Fábio também não deu sinais de vida.

Com a ajuda da parábola do bom samaritano fomos capazes de compreender melhor até onde se queria chegar com o tema "Dar as Mãos", fomos confrontados com perguntas um pouco perturbadoras à cerca do quotidiano das nossas vidas. Quantas vezes passamos nós ao lado de quem precisa? ou Quantas vezes dá-mos as mãos como deu aquele samaritano?...Bom foi hora e meia sagrada para podermos reflectir sobre este tema e depois lá continuamos com o encontro, mudando subtilmente para o tema:


A Lepra, pois como bons católicos que somos, estamos sempre aliados a nobres causas e tendo em conta que no dia 28 de Janeiro se celebrava o dia mundial dos leprosos, dedicamos parte do encontro a este tema. Ao inicio da tarde de Sábado visualizamos um filme do trabalho da APARF (Associação Portuguesa dos Amigos de Raoul Follereau) realizado em África junto de várias missões, após isso fomos separados por grupos e zonas para recolher donativos para esta associação, de modo a ajudar à sua luta contra a Lepra, de referenciar que o Padre Silvério libertou alguns dos seus aprendizes para nos virem ajudar.
À noite na vigília após rezarmos um pouco à nossa Mãe Maria, tivemos a opurtunidade de partilhar a experiência do peditório e havia um sentimento geral, o desapontamento com quem não tinha contribuído, ou quem tinha simplesmente ignorado que estavamos ali, pois quando íamos abordar essas pessoas, elas simplesmente viravam-nos a cara e faziam de conta que não estávamos ali, mas não era a nós que essas pessoas viravam a cara, era aos leprosos...Enfim o mundo está longe de ser um lugar perfeito e por isso no fim quem quis expressou o seu compromisso, alguns renovaram o seu feito no Reivellon XL, outros tiveram a oportunidade de o fazer agora, para podermos então de mãos dadas aperfeiçoarmos este mundo.

P.S. - Parece que as raparigas não estão bem lá com as suas instalações...Não sei qual é o mal.... :P

2 comentários:

CVJ disse...

Que bonitos que estais na foto. Imagino que deve ter sido um encontro e peras...
Coragem a todos.
dai sempre as mãos, mesmo que os outros não queiram.
Abraço
Leo

Diêgo world disse...

Prezados Jovens

Que lindo blog. Sou coordenador de um grupo de jovens em Capelinha - MG - BRASIL . O grupo se chama M.A.C: Movimento da Amizade Cristã.

Gostaria de entrar em contato com vocês. Meu e-mail é diego_ufv@yahoo.com.br

Abraços