domingo, janeiro 14, 2007

As bodas de Caná


Jesus revela-se a quem serve...

Na sua primeira revelação Jesus não faz um milagre junto de reis, ou doutores, fá-lo junto dos servidores que estavam nas bodas de Caná. Que melhor exemplo da sua futura entrega aos mais pobres e descriminados pela sociedade que não esta?

O seu milagre foi apenas visto pelos 12 ("Manifestou a Sua glória e os Seus discípulos acreditaram nele"), por sua mãe, mãe esta que lança o filho para a sua caminhada pois é esta que o anuncia aos servidores dizendo: "Fazei o que Ele vos disser" e claro, estes simples servidores, que S. João faz questão de focar, como os únicos que viram este milagre ("O chefe da mesa, depois de provar a água transformada em vinho, como não sabia de onde viera, pois só o sabiam os servos que tinham tirado a água").

Mas para além de todo este simbolismo de Messias e entrega presente no texto não pude deixar de reparar nas palavras vindas da boca do chefe de mesa, após a prova do milagre: "Toda a gente serve primeiro o vinho bom, e, quando os convidados tiverem bebido bem, serve então o pior. Tu, porém, guardaste o vinho bom até agora!". Hoje em dia neste mundo de consumismo fazemos o que exactamente acima é descrito em primeiro lugar, consumimos tudo de melhor e do bom e para o fim só sobra o que é mau, no entanto, na presença de Jesus este acontecimento foi invertido o melhor guardou-se para o fim, para que a alegria daquela festa se pudesse manter intacta. Ao vermos isto pudemos muito bem concluir que é melhor deixar o melhor para o fim, não vivam da luxúria, nem do prazer, mas sim da fé e da simplicidade. É este o ideal de vida proposto por Jesus...


Uma boa semana para todos...

1 comentário:

Jacinta disse...

Linda reflexão...
Beijinhos**