quarta-feira, dezembro 13, 2006

Diversidade é Vida

Tudo é Deus


Esta é uma das fotos que tirei do último encontro e após uma breve selecção esta foi a escolhida para vir para aqui.
Mas porque esta foto então?
Reparem bem na imagem contém embora de difícil leitura o tema deste nosso mês, a caminhada que nos propusemos a fazer durante estes 30 dias. Da minha interpretação do tema surgiu o ideal de uma busca de Cristo em tudo e todos, da procura da face de Cristo em cada pessoa. Lembro-me de termos de escrever no balão qual o significado de "Diversidade é Vida" para nós e o que escrevi foi apenas uma tradução Diversidade = Tudo, Vida = Deus, do que resultou "Tudo é Deus". Esta frase fez-me levar ao primeiro encontro deste ano e pensar no Deus como criador de tudo e do seu plano para nós, plano esse que falhou, então o sacrifício do próprio filho, mas esse plano também não resultou perfeitamente, então Deus através de Jesus deixou-nos um legado, a Igreja. O homem assim fez da Igreja a sua ligação permanente a Cristo e todos os Domingos Honramos o seu Sacrifício na Eucaristia.

Neste momento gostava de partilhar convosco uma das minhas mais recentes descobertas. Todos nós que caminhamos neste grupo buscamos activamente a Cristo e muitas vezes surgem dúvidas... Uma dúvida que me surgiu foi "Como é que Jesus morreu por nós? Que sacrifício foi esse que ao morrer nos salvou? Eles simplesmente foi morto nada mais fez para nós, morrer é algum tipo de salvação?" E esta pergunta não me saía da cabeça, assim como os apóstolos não compreendiam qual a razão do Messias ter de morrer para salvar-nos eu não compreendia como é que morte poderia significar Salvação.

Até que fui convidado para ajudar na catequese por uma amiga minha e tornei-me então no guia de 12 miudinhos juntamente com essa minha amiga. Como saio tarde da faculdade não posso ir às reuniões dos catequistas e um Domingo, que é quando damos catequese, ela aparece-me com um texto que tinha sido distribuído numa dessas reuniões. O texto continha exactamente a resposta ao que eu procurava. A morte foi só mais um passo no caminho que Jesus tomou e serviu de que? Foi um grande rematar na tarefa que Jesus veio realizar à Terra, Ele veio cá para mostrar um ideal um exemplo de vida para inspirar outros a seguírem esse ideal, primeiro os 12 apóstolos e até hoje os Santos e todos nós Cristãos que o buscámos activamente, seguimos o ideal que ele nos trouxe, de certo modo tentamos mesmo seguir alguns dos passos que ele tomou.

É sabendo que Cristo quis ser exemplo para nós que hoje também eu quero ser exemplo para outros, para que esses também possam descobrir as maravilhas Senhor.
Mas a vida não é fácil e é aqui que entra finalmente o resto da imagem. Nela figuram várias plantas essa tal diversidade que encontramos no mundo, várias tribos, religiões, culturas, etc. Podemos ver velas acesas e apagadas pois às vezes nas nossas vidas não vemos a luz e outras vezes vemos. Mas é graças a essas passagens de escuridão a luz, do nada, do vazio, ao tudo, à diversidade, À Vida que podemos entender realmente o significado da vida, só graças a esta diferença podemos entender o quanto estamos vazios porque somos cheios até ao topo!




1 comentário:

Jacinta disse...

"só graças a esta diferença podemos entender o quanto estamos vazios porque somos cheios até ao topo!"
Uma das frases que gostei mais!
Obrigada pela explicação.:D
Beijinhos
JA