terça-feira, março 06, 2012

Encontro Vocacional em Granada - "Palante, palante" em Missão!

Olá amigos!

Nos passados dias 17, 18 e 19 de Fevereiro houve o Encontro Vocacional em Granada, organizado pelas Irmãs Missionárias Combonianas.

Pois bem, foi aceitando este desafio que três jovens cheias de energia, alegria e curiosidade partiram para Granada juntamente com uma Comboniana que se diz louca, mas feliz (Aqueles que a conhecem, já sabem a quem me estou a referir). Fiquei então de vos escrever um pouco sobre este encontro, para que talvez, desperte em vocês a curiosidade, e aceitem também o desafio no próximo ano.

Antes de mais, tenho a dizer que viajar com a Irmã Beta, com a Joana Carneiro e com a Mariana Correia, por si só, já valeu a pena. Acho importante falar da viagem visto que uma considerável parte deste nosso Encontro deu-se exactamente dentro de um carro, por estradas portuguesas e espanholas. Desde a relação magnífica entre o GPS e a Joana, que nos punha sempre “Fora de Rota” (o tradicional mapa continua a ser tão mais simples e fiável), desde o senhor que nos ensinou que uma rotunda é uma praça giratória e que nos indicou o caminho como sendo “Pa’lante, pa’lante”, até às orações e terços que rezamos pelo caminho, passando pelos momentos de convívio, partilhas e gargalhadas.


Em Granada as Irmãs receberam-nos de braços abertos. Conhecemos a postulante, Giusi. Com elas partilhámos momentos, orações, aprendemos, mas sobretudo recebemos aquele Amor de Cristo, e a contagiante paixão de Comboni por África e pela missão.

Um ponto que marcou muito o nosso encontro foi a história das primeiras Irmãs Combonianas, que a nossa querida Irmã Palmira nos deu a conhecer. Em especial a história de Giuseppa Scandola, Maria Bollezoli e Teresa Grigolini. A história de cada uma destas mulheres, a sua paixão e entrega a Deus, a “ousadia” com que aceitam e envergam a sua vocação despertou em mim uma profunda admiração. Elas são o verdadeiro exemplo do amor pela missão para qualquer uma de nós.

Tivemos também a oportunidade de por os nossos nomes ao lado dos nomes dos apóstolos de Jesus, para percebermos que tal como a eles, Jesus também nos convida a partir e a ser reflexo da sua luz.

Estava agora a reler as folhinhas das orações e das reflexões, que nos foram dadas pelas irmãs, e encontrei duas frases da Irmã Grigolini, que decidi partilhar convosco:

“Amemos o Senhor, soframos por Ele se podemos, estejamos atentos a socorre-lo na pessoa dos pobres.”

“Não tenhas medo, porque o Senhor não deixa nunca sucumbir aqueles que ama.”




O tempo foi curto e sem dúvida que passou mais depressa do que nós queríamos, mas todos os minutos foram bem aproveitados. Teria que escrever um texto de 5 páginas (senão mais) para vos contar todas as aventuras desta viagem, todos os momentos hilariantes, tudo o que vivemos, aprendemos e partilhámos, já para não falar nas magníficas refeições que a Irmã Sílvia e a Irmã Cidália nos preparavam, e quão bem a Mariana ficava de avental. :D

“Nada acontece por acaso”, e este encontro fortificou muitos laços, laços entre estas 3 mosqueteiras e a D’Artagnan que atravessaram Portugal e Espanha com a alegria de Deus; laços com Ele próprio.

Obrigada.

Boa Quaresma.

Mélanie Costa


P.S: Não resisti a partilhar a preciosidade da Mariana a dançar ao som do senhor do violino, em pela Avenida da Constituição (se nao me engano) em Granada.

4 comentários:

Marta Ribeiro disse...

Uma bonita partilha!Um beijinho grande para estas Fé Amiguitas, capazes de se aventurarem por e com Jesus!

Marta Rib.

Marta Ribeiro disse...

3 beijinhos para estas 3 meninas capazes de se aventurarem por e com Cristo! Bonita partilha Mélanie! ***

José Neto disse...

Parabéns às três mosqueteiras.
Palante, palante é o caminho e
já sabem que ser missionário é sair de si mesmo por amor para, por amor, levar Cristo ao coração de cada ser humano, seja a quem for, seja onde for. o Amor, alma da missão, é para todos. Vivam essa aventura.

sister disse...

nesta grande aventura tambem tivemos a visita já ao fim do encontro, mas muito bonita da Rita e da sua familia. A Rita neste momento anda por Sevilha! Mas sempre acompanhada com o "meu" marido :)