No penúltimo encontro do FM – Sul (8, 9, 10 de Abril 2011) fomos brindados com o tema “O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas”.
Infelizmente, a celebração da Páscoa não é para muitas pessoas mais do que um acontecimento que se diz ter sucedido com Jesus; outros, na sua ingenuidade, ainda vivem com o sentimento de que a Páscoa significa “o coelhinho que trouxe muitos ovos de chocolates” e, de geração, em geração, tendemos a ver mais indivíduos que comparam o dia da ressurreição de Jesus com o dia dos namorados. Ora, confesso que até há pouco tempo também a considerava assim, e que a ressurreição de Jesus Cristo é um assunto “dele”, e não “nosso”.
No entanto, o caminho que estou a fazer no Fé e Missão, não sendo apenas um local de diversão, é também a força que me permite mudar e crescer na minha fé. Até porque já era altura de perceber que Jesus ressuscitou, para dar vida. Ele é o caminho, a “porta” e a vida – “Eu estou aqui para te servir e estou disponível para ti”- isto é amor. É dar a vida aos outros através do serviço. Deus esta na nossa vida na medida em que nós lhe damos espaço interior. Ora, se a maior prova de amor está quando se dá a vida, fomos convidados a reflectir em algumas questões, nomeadamente, “tem a tua vida algumas parecenças com a de Cristo?”, “Seria tão necessário Jesus ter morrido? “Não poderia Deus ter encontrado outra solução?” Este compromisso de “dar a vida” não se poderá fazer apenas comendo ovos de chocolate. Mas, num caminho de oração, no tentar escutar o nosso interior. Tem que existir uma acção com compromisso. A liberdade que Deus nos confia, tem que ser fortalecida, porque é um combate que se trava constantemente connosco próprios.
Neste fim-de-semana, conseguimos também aplicar, com algumas actividades propostas, como poderíamos caminhar sem nunca deixar que uma ovelha do rebanho se perca. Como foi difícil, por vezes apetece dizer - o que tenho eu a ver com a vida dele? Tendo o exemplo supremo, íamos conseguindo, aos poucos, todos JUNTOS, caminhar.
Paula Carneiro
Sem comentários:
Enviar um comentário