domingo, novembro 28, 2010

O Bom Pastor e Comboni

 DSCF2187

O tema do último encontro do Fé e Missão foi “O Bom Pastor e Comboni”. Foi só o meu segundo encontro com o grupo, mas posso dizer que têm sido DSCF2154experiências muito boas. O grupo Fé e Missão proporciona-me momentos de reflexão e de encontro comigo mesma e com Deus que as actividades na minha paróquia não permitem.

Durante o fim-de-semana, foram várias as actividades que desenvolvemos e que nos ajudaram a perceber melhor a força impulsionadora da vocação missionária - esse chamamento que Comboni sentiu e a que nós, hoje, somos convidados a responder -, o AMOR DO PAI.

Daniel Comboni, após esta profunda experiência de fé, responde com a vida! O seu primeiro amor foi para “a infeliz Nigrícia”, por isso, partiu. Partiu para dar testemunho da Palavra de Deus, partiu para se entregar aos mais desprotegidos.

Após a exploração deste tema fomos convidados a reflectir sobre o sentido que damos à nossa vida.

“Comboni é um estímulo para nos ajudar a perceber que a vida é bela, é maravilhosa quando a dás por algo ou alguém que vale a pena.”

DSCF2104

Uma das actividades que realizamos foi a dinâmica “O rio da minha vida”. Desenhámos numa folha de papel, o leito de um rio, representando os momentos mais marcantes da nossa caminhada vocacional, que mais tarde partilhámos uns com os outros. Esta actividade foi muito importante para mim, pois apesar de ter sido muito difícil partilhar com o grupo um pouco da minha vida, permitiu-me conhecer melhor todos os elementos do grupo.DSCF2166

DSCF2160

 

 

 

 

 

 

Tivemos ainda a oportunidade de ouvir o testemunho vocacional dos dois postulantes que se encontram a viver na casa da Maia: o João e o Francisco. Cada um partilhou connosco a caminhada que percorreu até hoje, que embora com aspectos diferentes, tem como mesmo fundamento o amor de Deus e o desejo de dar a vida por algo que valha a pena: a Missão.

DSCF2156DSCF2151

Houve ainda tempo para um momento de animação: O magusto!

DSCF2196

Depois deste encontro, uma pergunta ficou a “martelar-me” na cabeça: o que faço com a minha vida?

 Espero que esta seja também uma interpelação para todos vós e que, à semelhança de Comboni, saibamos responder de forma positiva, entregando a vida!

Isabel Cunha (Bélinha)

Obrigada!

DSCF2175

Sem comentários: