sábado, novembro 13, 2010

Conversa na Barbearia

Um homem foi a uma barbearia para cortar o cabelo e a barba. Logo que o barbeiro começou o seu trabalho, eles começaram a ter uma boa conversa.

Falaram de muitas coisas e assuntos. Quando, eventualmente, tocaram no assunto de Deus, o barbeiro disse: "Eu nao acredito na existência de Deus."

"Porque diz isso?" perguntou o cliente.

"Bem, só é preciso ir para a rua para perceber que Deus não existe. Diga-me, se Deus existisse, haveria tanta gente doente? Haveria tantas crianças abandonadas? Se Deus existisse, nao haveria sofrimento nem dor.
Não consigo imaginar um Deus que permitisse todas estas coisas..."

O cliente pensou por um momento, mas não respondeu porque não queria começar uma discussão.

Quando o barbeiro acabou o seu trabalho, o cliente saiu da loja.
Mal saiu da barbearia, viu um homem na rua com o cabelo longo, despenteado e sujo, e com a barba grande. O homem parecia sujo e mal-arranjado. O cliente voltou a trás, entrou na barbearia outra vez e disse ao barbeiro:

"Sabe uma coisa? Os barbeiros não existem!"

"Como é que pode dizer isso?" perguntou o barbeiro, surpreso. "Eu estou aqui, e sou barbeiro. E acabei de o barbear!"

"Não!" exclamou o cliente. "Os barbeiros não existem, porque se existissem, não haveria pessoas com cabelo longo e sujo, e barbas grandes, como aquele homem lá fora."

"Mas os barbeiros existem! O que acontece é que as pessoas não vêm até mim."

"Exacto!" afirmou o cliente. "É essa a questão! Deus, também, existe! Isso é o que acontece quando as pessoas não vão até ele, e não O procuram para as ajudar. É por isso que existe tanta dor e sofrimento no mundo."

Sem comentários: