segunda-feira, abril 26, 2010

Bem aventurados os pobres em espírito

No passado fim-de-semana, com inicio sexta-feira, dia 16 de Abril, à noite, decorreu no Seminário Comboniano de Famalicão o encontro de Abril do FM.

P1050395

Este encontro foi diferente de todos os outros, começando pela partilha de sexta à noite onde, como o tema do encontro era “BEM-AVENTURADOS OS POBRES EM ESPIRITO, PORQUE DELES É O REINO DO CÉU”, visualizamos o vídeo “Quem Quer ser Bilionário” com o intuito de nos fazer pensar e reflectir sobre a importância que as coisas materiais têm para nós, tendo sempre, estas, superioridade sobre as coisas espirituais e as sentimentais.

Como de habitual a manha de sábado foi marcada pela catequese e pela reflexão pessoal e, posteriormente, reflexão em grupo. Esta reflexão girou em torno de perguntas tais como “o que é ser pobre em Espírito segundo a Bíblia?” ou “Cristo foi ou é pobre?”. Após um momento de reflexão pessoal tivemos a reflexão em pequenos grupos onde tivemos oportunidade de escutar a reflexão e as palavras sábias que cada elemento deste grupo tem acerca do tema.

A tarde de sábado foi em tudo diferente do habitual pois participamos no Encontro Arquidiocesano da Juventude de Braga, o qual decorreu em Barcelos.P1050551P1050561

Neste encontro decorreram diversos Workshops relacionados, todos eles, com temas bíblico,s desde a passagem bíblica de David e Golias até à colocação por ordem de todos os livros da bíblia passando por coreografias e um jogo final do tipo monopólio.

P1050597

Todas estas actividades foram decorrendo ao longo da tarde e noite tendo, antes do concerto de encerramento do dia, decorrido uma Celebração da Palavra presidida pelo bispo auxiliar de Braga. A banda que actuou no concerto de encerramento foi os ‘Terceira Margem’.

Como de habitual no domingo tivemos a missa logo pela manha, depois juntamo-nos todos para resolver questões práticas.

P1050673

Como conclusão deste encontro posso dizer que, mesmo que nós achemos necessário o enriquecimento monetário, nos dias em que vivemos é muito mais necessário um enriquecimento em Espírito, e para esse enriquecimento temos de nos tornar pobres pois pobre foi Deus e conseguiu ser o rei dos reis e alem disso a mais rica das pessoas.

P1050626

P1050573

Emanuel Oliveira

1 comentário:

Jacinta disse...

O Tiago fica mesmo fofo vestido dessa maneira ehehe