quarta-feira, dezembro 16, 2009

Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados

FINALMENTE, aqui vai o testemunho sobre o encontro de Outubro de FM Sul.

Passadas algumas semanas, lá estávamos nós para o segundo encontro do Fé e Missão Sul, com o tema "Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão saciados.

Na sexta-feira depois do jantar e de algum convívio para nos pormos a par das novidades que cada um tinha, os animadores propuseram-nos um filme espectacular : O Fiel Jardineiro. Este filme, apesar de ao inicio ainda não termos percebido a relação que este ia ter com o encontro, no final conseguimos entender o verdadeiro significado do tema do encontro. Tratava da injustiça para com os mais pobres, mas também da tentativa de ajudar essas mes
mas pessoas, mesmo que para isso se pusesse a própria vida em risco. e acima de tudo denunciar isso ao mundo.

Depois de alguns darem a sua opinião sobre o filme fomos beber um chá e assim a oração da noite.

No sábado, o tema que o irmão Neto apresentou foi " qual o sentido das bem-aventuranças? Que felicidade proclamam as bem aventuranças? O bem aventurado assenta a sua felicidade por dentro, no espírito, no ser amado por Deus.
Através da sua explicação e de citações bíblicas, fomos percebendo que a verdadeira justiça é a justiça de Deus, do verdadeiro amor, não uma justiça dos humanos.

Na reflexão pessoal tentámos encontrar respostas para que tipo de atitudes podemos ter para melhorar a sociedade à nossa volta, e o que podemos fazer face às injustiças?

À tarde com os testemunhos, estes realçaram que a missão continua a ser uma ajuda essencial,para o que o tema nos diz, os que tem fome e sede de justiça serem saciados. Estes testemunhos foram um exemplo do muito que uma só pessoa consegue fazer sendo firme e persistente, com Cristo, e por vezes estando apenas ao lado dos que sofrem, comungando desse sofrimento.

Na tarde com Cristo continuámos a meditar no silêncio sobre este assunto, e depois, no terço, em vez dos mistérios "habituais", procurámos reflectir sobre as injustiças e procurar viver o sofrimento também um pouco.

Na apresentação dos trabalhos, como uma música dizia (de que grupo seria?hehe) devemos responder com amor, face às injustiças.
Foi também construído um coração onde as injustiças se substituíam pela boa vontade dos homens, e fizeram-se teatros que retratavam os "gritos de injustiça" que vemos à nossa volta.

Já no fim do dia, chegou de novo o cházinho e depois a vigília, que começou muito bem! (diga-se de passagem, com instrumental de Taizé...)
Aqui vão alguns dos textos da vigília...Uma imagem vale mais que mil palavras, mas uma frase do Evangelho, também..

"Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu."
"Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo."

Já no domingo, a Eucaristia, que sempre nos aquece a alma, e a festa missionária.
Foi bom ver outras pessoas a partilhar aquele espaço connosco, é bom saber que há outras pessoas que procuram saber mais e viver mais com Deus.

Já agora, aproveito para dizer que a comida estava, como sempre, uma maravilha..
Deixo aqui os meus parabéns às senhores da cozinha (talvez seja o primeiro agradecimento online que tenham).

Até sexta!

1 comentário:

Mélanie disse...

Joao... adorei o teu "agradecimento online" às nossas queridas cozinheiras xD

Eu tava a ver é que chegavamos a 2010 sem este testemunho... e ainda falta o de novembro! :P

Eheheh... mas sim senhor... breve mas com muita essencia :) Gostei muito de o ler...

Parabéns amigo :P Até sexta ehehe