sexta-feira, dezembro 11, 2009

Bem-Aventurados os que Choram

Olá Fémiguitos e todo o pessoal que é leitor deste blog. Espero que esteja tudo bem com cada um de vós que lê este blog.
Vou falar um pouco do encontro do Fé e Missão norte que decorreu no fim-de-semana (13, 14 e 15 de Novembro), e que teve como tema: “Felizes os que choram, porque serão consolados”.
Todo o encontro é dividido em vários momentos. Momentos de animação, convívio, reflexão, oração….
Este encontro foi muito rico em todos estes momentos. A sexta-feira começou logo com o jantar o que não costuma ser habitual no norte, por isso começamos logo a matar saudades e a por a conversa em dia entre os elementos que iam chegando. No final do jantar visualizamos um filme…para os mais curiosos deixo aqui o nome do filme “ As crianças de huang” um filme que retrata as história de um jornalista que deixa os seus principais objectivos para segundo lugar para assim poder tratar e consolar crianças órfãs e que acaba ele também por ser consolado por essas próprias crianças. Depois deste momento tivemos um chazinho e umas bolachas, oração da noite e descansar para recuperar forças para o dia seguinte, porque o dia seguinte seria um dia muito preenchido e muito bonito.
Sábado começa bem cedinho como já é habitual e começamos por dar os bons dias ao “Pai”, de seguida temos o pequeno-almoço para preencher todas as energias, o resto da manhã foi dedicado ao meditação e reflexão do tema deste encontro. Deixo aqui um pequeno resumo do tema feito pelo padre Leonel e que achei que identifica melhor o tema: “O choro que mais precisa de consolo não é tanto o daquele que sente a dor ou que se entristece, é o choro daquele que vive em estado contínuo de doença, de solidão, de incompreensão, de marginalização, de falta de sentido para a vida, o que sofre por amor, o que sofre por não ter fé, o que sofre por não ter justiça, o que chora por estar exilado, ou oprimido, ou explorado. Esses sim, chorarão de alegria quando o peso da vida lhes for tirado das costas, e se sentirem aliviados, consolados.”
Ao inicio da tarde de sábado dirigimo-nos para um lar de idosos situado na maia, talvez fossemos todos com muita vontade de consolar todas aquelas pessoas, mas talvez ficamos surpreendidos porque acabamos também nos por sermos consolados, ao fim da tarde voltamos a casa e tivemos o nosso acompanhamento espiritual e o nosso momento para nos pormos frente a frente com Deus. O jantar desta vez foi um pouco diferente. Ainda com espírito de São Martinho fizemos o nosso magusto com a comunidade a quem o grupo agradece toda a disponibilidade e dedicação para com o Fé e Missão. Foi um momento muito divertido de amizade e convívio as imagens falaram por si.
Domingo de manhã todos esperávamos ansiosamente pelo testemunho de vida que uma pessoa nos vinha dar. Testemunho que a Fémiguita Sofia quis partilhar com as suas palavras de que forma lhe tocou este testemunho.

“Um dos momentos que marcou mais este encontro foi o testemunho dado pela Dra. Paula, que sofreu um grave acidente de automóvel à alguns anos atrás. O acidente provocou a morte imediata do marido, tendo a Dra. Paula ficado paraplégica.
O período logo após o acidente foi muito difícil para a testemunha. Encarar a realidade não foi tarefa fácil. Demorou muito tempo até conseguir lidar com o duro futuro que tinha pela frente.
Após algum tempo no hospital a Dra. Paula decide recomeçar a sua vida. A sua limitação física causou-lhe muitos obstáculos até no apoio a prestar aos filhos. Mas foram esses mesmos filhos, a Joana e o Tiago que lhe deram forças e motivos para continuar a sua caminhada.
Hoje a Dra. Paula é uma pessoa feliz que ultrapassou o impacto negativo do que lhe sucedera.
Penso que o seu testemunho serve de grande exemplo para qualquer pessoa que passe por situações idênticas ou por situações de enorme dificuldade.
Embora a Dra. Paula já fosse uma pessoa com fé, este acidente permitiu-lhe uma maior aproximação a Deus.
Deus foi por isso uma grande força para a testemunha, pois foi com a sua grande fé que conseguiu encarar o grave problema com que se deparou.
Com este testemunho todos nós percebemos que realmente com fé poderemos ultrapassar todos os obstáculos da nossa vida.
Apesar da gravidade dos problemas, Deus está sempre disponível para nos apoiar e para nos dar forças para continuarmos.
Ele ilumina-nos para que dentro das nossas limitações possamos encontrar soluções ou caminhos para sermos FELIZES!
Conforme o tema escolhido, compreendemos através das várias actividades desenvolvidas neste encontro que todas as pessoas que encontram graves problemas ao longo da vida serão consoladas.” Ana Sofia

Assim estava quase terminado mais um encontro do FM norte, apenas faltava a Eucaristia e o almoço que vieram logo a seguir ao testemunho desta grande senhora a quem o grupo agradece a sua presença e dos seus filhos.
Desculpem a demora... obrigado Sofia pelo testemunho e pela ajuda











2 comentários:

Zélia disse...

SIM um fim-de-semana lindoooo...

Feliz de mim que vos conheço e caminho convosco...

Um enorme abraço forte a todos...

bjs

Susana disse...

Olá!

Gosto de vos visitar, parabéns pelo grupo e pelo blogue também!

beijinho**