quarta-feira, maio 06, 2009

Vós sois o Templo de Deus - FM Sul


Olá fé amiguitos.
Este fim-de-semana decorreu em Santarém o penúltimo encontro de Fé e Missão. Devido ao feriado na sexta-feira, iniciamos mais cedo o encontro, ou seja, às 9h da manhã desse mesmo dia, com o pequeno-almoço. O tema deste encontro foi “ Vós sois o Templo de Deus”, e foi sobre esta a temática, que incidiu a nossa reflecção durante a manhã.

Dessa reflexão surge uma questão importante, todos nós somos templos de Deus. Porquê?

Porque fomos feitos à Sua imagem e semelhança, porque nos deu dons, e porque Ele está em nós e nós Nele. Por isso devemos respeitar não só as nossas capacidades, mas também o nosso corpo, que não pode ser usado como um “ recipiente descartável ” de acordo com os nossos desejos, pois quando recebemos o Corpo e o Sangue de Cristo na Eucaristia, o nosso corpo torna-se templo de Deus.

(Para quem não percebeu, eles tentaram escrever "FM" um bocadito torto mas nós percebemos..eheh)


Depois da reflexão seguiu-se o almoço que estava, como sempre delicioso. A parte da tarde iniciou-se com o jogo do “mata” e que “matança” … para além das aterragens perigosas J …., o jogo tornou- se um pouco competitivo de mais… mas enfim no global foi bastante divertido. Seguidamente, veio a Tarde com Cristo e o acompanhamento. É extraordinário como estas tardes se tornaram tão importantes para nós.


Neste período de 1h ou 2h em que cada um de nós fica em silêncio, sem um tema para reflectir, todos procuram encontrar-se com Deus, a fim de desenvolver um diálogo cada vez mais profundo e íntimo com Ele.Uma das novidades deste Fé e Missão foi a oração do terço, organizado por nós, com a comunidade de Santarém. Estes momentos são também importantes para nos darmos a conhecer à comunidade e nos relacionarmos com ela. Depois do jantar, e para terminar o dia, vimos um documentário sobre Henri Antoine Groués, mais conhecido como Abbé Pierre, sacerdote franciscano (pertencia aos capuchinhos), deputado francês e fundador do Movimento Emaús.


É extraordinária a vida deste padre que inconformado com uma França que se esquecia dos mais pobres, procurava ser a “voz dos sem voz”. Ao fazê-lo, Abbá Pierre conseguiu acender em todos os franceses a chama da solidariedade e da caridade, entretanto apagada. São estes exemplos de vida, que nos fazem acreditar que é possível estabelecer uma diferença, marcar uma posição neste mundo, que está cada vez mais arrogante, impaciente e intolerante… enfim. Sábado, chegou rápido.

O dia iniciou-se com a habitual oração da manhã seguido do pequeno-almoço. Por ser o dia mundial de oração pelas vocações, o nosso tema de reflexão da manhã foi precisamente sobre a temática da vocação. Para isso, lemos a carta do Papa Bento XVI “ A confiança na iniciativa de Deus e a resposta humana”, que revela de facto a confiança que temos de ter no plano de Deus. Sim, porque ele tem um plano para nós, aliás vários planos… e por isso é que devemos abandonar-nos Nele, porque sabemos que se fizermos a Sua vontade iremos alcançar a felicidade.A descoberta da vocação é um caminho, é um processo ao qual todos nós somos chamados a realizar, pois a verdadeira vocação surge quando somos capazes de nos entregar aos outros.A nossa reflexão sobre o tema foi partilhada depois, durante a Eucaristia.A seguir, veio o almoço pois seriam necessárias forças para o que aí vinha… trabalho de culinária e de campo. É verdade, meus caros amigos, nem tudo é só pensar, é também preciso por as mãos na terra, para a sentir, para contemplar as maravilhas que Deus criou, e conhecer a riqueza que é cozinhar.
Depois da partilha do mês, tivemos direito a mais uma tarde com Cristo seguido do Terço. Posteriormente, ouvimos o testemunho do irmão Neto, que nos contou a experiência da sua missão no Brasil, os problemas que enfrentou e o medo que sentiu perante a guerra entre fazendeiros e pequenos proprietários e os povos indígenas.


Um dia tão grande, só poderia terminar da mesma forma, com a realização da vigília, que foi sensacional pois todos nós ficamos a conhecer os dons que caracterizam cada um de nós (Como? Isso agora não dizemos… EHEH!!!), mas de facto a dinâmica que foi efectuada foi admirável…


O dia de domingo começou bem cedo, pois partimos em direcção a Lisboa, a fim de participar nas Jornadas Diocesanas da Juventude em Carcavelos. Aqui dos muitos temas que poderíamos escolher, seleccionamos o seguinte: “ Vocação: posso escolher?” (orientado pelo D. Joaquim Mendes), pois nos pareceu que depois de um dia a reflectir sobre o assunto, aqui estava a oportunidade de o aprofundar um pouco mais.Durante as jornadas, estiveram presentes grupos de diferentes congregações religiosas. Foi extremamente bom podermos conviver com pessoas de outras congregações, pois todos nós formamos um só corpo que é a Igreja.
Aproveitamos as jornadas também, para dar a conhecer, através de uma exposição muito fixe feita pelo Pai Luís e pela Mãe Teresa, o projecto da Etiópia que consiste na construção de um poço de água na região de Daye.
Depois da sessão catequética, e do almoço partilhado, fez-se a avaliação do encontro, actividade essa, que concluiu mais uma etapa desta caminhada de Fé e Missão.
Luis e Ana Gonçalves (FM sul)

2 comentários:

Marta Ribeiro disse...

Vocês são uns Templos de DEus muito Bonitos:D
*
*
*
*
+

Anónimo disse...

Que bonito o Caminho que estão a fazer. Fiquei curiosa em relação à dinâmica da Vigília:) Depois vou querer saber...

Um beijinho amigo,
MAdalena.