quinta-feira, abril 09, 2009

~ Início do Triduo Pascal ~


O mundo cristão assinala hoje, Quinta-feira Santa, o início do chamado Tríduo Pascal, um período em que a Igreja celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. São três momentos que a Igreja torna presentes na força do Espírito Santo, celebrando assim, de maneira solene, a Páscoa do Senhor.
As celebrações começam com a missa da Ceia do Senhor, durante a qual se unem três grandes acontecimentos que o Senhor Jesus, na Última Ceia, realizou: a instituição da Eucaristia, o Ministério Sacerdotal e o Mandamento novo do Amor. Inclui a celebração da Paixão com a adoração da Cruz na Sexta-Feira Santa, o silêncio de Sábado na sepultura do Senhor, a Missa da Vigília Pascal com os ritos baptismais, e encerra com a Missa e Segundas Vésperas do Domingo da Ressurreição.
Em síntese, a expressão Tríduo Pascal «contempla aquilo que Jesus Cristo viveu nestes dias», explica o padre Luís Manuel Pereira da Silva, pároco da Sé de Lisboa, Portugal. «São três elementos e verdades da nossa fé», acrescenta.


(RONNY MARINOTO)

Além Mar

Sem comentários: