sábado, março 14, 2009

Novidades do P. João - Missinário Comboniano

Lapia lesi! Bane wa? (Como estais)
Depois de 5 meses vividos entre Sarh (a nossa casa provincial) e Doba (a casa aonde estive a frequentar o curso de introdução e da lingua Ngambay) vou agora começar a viver uma nova etapa naquela que sera a "minha" missão nos proximos tempos. Sera a DONO MANGA na diocese de Lai.
A minha comunidade é constituida pelo P. Saturnin (Benim), P. Oswal (Sudão) e P. Godwin (Gana).
Em Lai, a uns 80 Km de Dono Manga (duas horas de caminho...) estão dois missionarios Combonianos Portugueses: O Ir. Alfredo e o P. Maximino.
Dono-Manga é uma missão do interior com uma extensa area: 50 Km de cumprimento e 40 de largura. Um grande sector ainda não conhece a presença missionaria, e no resto os cristãos são cerca de 15%. A população vive essencialmente da agricultura e durante a estação das chuvas (cerca de dois meses) esta isolada devido as inundações e quase impraticabilidade dos caminhos.
São apenas alguns dados que conheço, o mais importante sera a vida que desejo partilhar com este povo que ainda não conheço mas que serão a minha familia nos proximos tempos.
Na proxima quinta-feira inicio esta nova "aventura" com um sentimento de confiança e abandono: "Eis-me aqui, que a Tua vontade seja feita".
Continuamos unidos pela oração e amizade em Cristo que caminha para Jerusalém e quer contar connosco num esforço de doação e Ressurreição.
Que Jesus vos abençoe e proteja
Com amizade
P. João Costa
O correio tem chegado bastante bem (demora o maximo um mes).
Obrigado pelas vossas mensagens e amizade.
Mesmo se Dono Manga esta um bocadinho isolada, como o hospital da Diocese é la, continuarei a ter acesso a Net de vezes em quando.

1 comentário:

LilianALua disse...

É bom ver noticias do padre João!:D