sábado, março 28, 2009

FM Sul - Me amou e Se entregou por mim!


Me amou e se entregou por mim, foi o tema do encontro do Fé e Mssão de Abril.
O nosso encontro começou pela visualização de um filme “ Shooting dogs”. A história baseia-se em acontecimentos verídicos. Durante 30 anos, o governo da maioria Hutu perseguiu a minoria Tutsi. Sob a pressão do ocidente, o presidente Hutu concordou em dividir o poder com os Tutsis. 6 de Abril de 1994: um genocídio inicia-se. Quase um milhão de pessoas são mortas em 100 dias, e apesar da indiferença da ONU. Dois homens estavam dispostos a fazer a diferença. Um padre inglês e seu ajudante juntam as suas forças e a sua coragem para enfrentar armas e facas, tendo que fazer uma escolha: ficar junto da minoria ou fugir para a Europa.

O sábado começou com a força da oração da manhã, onde de mãos dadas invocámos o Espírito e pedimos que ficasse connosco. Na reflexão pessoal e na reflexão em grupo podemos reflectir sobre este grande amor de Jesus por nós e também das condições para ser apóstolo hoje em dia.
À tarde fizemos alguns adereços que iríamos dar no encontro geral. A vigília ficou marcada pelo grande amor de São Paulo e pelo amor de Cristo, quando foi crucificado.
Ele morreu pelo Mundo…

O Filho de Deus entregou-se por nós…

Jesus Cristo morreu por mim!



A minha meta é Cristo!

Foi esta a grande frase de São Paulo que tomou de assalto o encontro geral em Santarém.
De manha, os jovens começaram a chegar, e à medida que os acolhíamos, iamos dando uma placa (com um número e um cancioneiro) e um GPS (que tinha as leituras, sendo a meta final Cristo). Depois de os grupos estarem reunidos, cada grupo se deslocou para um local diferente e, assim, começamos o nosso encontro, começando com a "corrida’’.

No inicio, o meu grupo partiu com Cristo, onde podemos sentir o seu grande amor por nós, depois, vimos o reflexo de Jesus num espelho e ouvimos a lição da flor amarela, que era feliz por ser como é (como a frase de São Paulo, “ Sou o que sou pela graça de Deus”). A seguir, vimos o verdadeiro significado de confiar em alguém, e com vendas nos olhos, tivemos de ouvir o nosso colega que nos guiava, para assim, conseguirmos chegar á meta. E por fim, ouvimos o testemunho de Daniel Comboni sobre sua vida e missão em África. E pela campanha “ a tua gota faz a diferença”, ajudámos a Etiópia, fazendo porta-chaves, que mais tarde, iriam ser vendidos.
O encontro terminou com a Eucaristia, a chegada á meta, o encontro com Cristo.


*Carla Soares - FM Sul *

4 comentários:

sister disse...

obrigado Carla por partilhares com todos estes FANTASTICOS encontros!

e uma santa semana em preparação da semana santa!

no domingo vivam e celebrem o dia mundial da juventude!

rezo por todos
bjs

Anónimo disse...

Que bonito Carla, obrigada.

Um beijinho,
MAdalena

NIKO HAPPA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NIKO HAPPA disse...

Continuem.... Vivam.... Cresçam....
A meta já sabem qual é :)

No comentário anterior enganei-me!