quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Retiro: Para Mim viver é Cristo


No dia 20 de Fevereiro decorreu mais um encontro de FM, este diferente, pois foi marcado pelo silêncio, as palavras e convívio habitual deram origem a um encontro pessoal e exclusivo com Deus.

Foi durante a manhã de Sábado que começamos com as nossas reflexões. O primeiro Tema foi a “Escuta”, o segundo foi o “Ver”, o terceiro momento de reflexão consistiu na recriação da Via-sacra com o objectivo de fazer o Caminho de Jesus até à sua morte. Nesta actividade fizemos pequenos grupos para repartir as tarefas para a sua preparação. Foi uma reflexão diferente, mas não menos importante que as outras, pois partilhamos entre o grupo o que sentíamos e o que interpretávamos da estação pela qual ficamos responsáveis. Foi dos pontos mais altos do dia, a reconstrução da Via-sacra estava repleta de simbolismos, naquela simples cruz feita de madeira estava cada um de nós representado com o seu nome que pesava Jesus. Estavam também representados os nossos limites, os nossos pecados, escrevemos o nome das pessoas ou problemas com as/os quais nos preocupamos e que passam dificuldades. A cruz que construímos representam-nos a todos, demonstra um grande acto de coragem e de amor por cada um de nós!

Os restantes momentos de meditação, debruçaram-se sobre os “Pés - o andar” e sobre o “sentir”.

Foi difícil, mas no fim de tudo foi bom!

Foi sem dúvida um fim-de-semana diferente, se a vida que levamos no nosso dia-a-dia não nos permite parar, ou então quando permite, nós não sabemos ou não queremos lidar com essa pausa, nestes dias isso foi possível. Paramos, fizemos o silêncio que é tão importante para avaliar os nossos passos.



Cândida

1 comentário:

Anónimo disse...

olá...

Infelizmente não pude estar presente neste retiro... tive que fazer um retiro diferente... mas estive unida a vós em pensamento e oração...

Abraços e força na caminhada...daqui a nd estarei com voçes...fisicamente.


zélia