domingo, janeiro 04, 2009

ANO NOVO... TEMPO DE RECOMEÇAR!!


Reveillon XL... parti para esta “aventura”, confesso que sem saber muito bem o que me esperava, movia-me apenas uma vontade de ter uma passagem de ano diferente, sentia uma necessidade de trocar o jantar farto, a euforia da contagem decrescente e a discoteca que podemos ir em qualquer altura do ano... por um convívio mais “saudável”, um ambiente de oração, e de uma experiência que me facilitasse a tarefa de por um lado arrumar as ideias de um ano cheio de “altos e baixos”, e por outro tranquilizar-me em relação ao novo ano...
E de facto, embora de uma maneira um pouco diferente daquilo que eu tinha imaginado, esta “aventura” acabou por me proporcionar um bocadinho de cada: com o primeiro dia preenchido pela Marcha pela Paz, o estudo dos direitos humanos, o testemunho do Dom Ximenes Belo e a vigília de oração pela Paz, consegui um dos principais objectivos que me fez trocar a passagem de ano tradicional por esta – sentir a primeira forma de paz, fundamental para todas as outras – a paz interior, que nos faz sentir que somos capazes de mudar o mundo, e que nos impele pelo menos a tentar; depois o segundo dia (31/12), continuando um bocadinho na mesma linha da Paz, mas reflectindo entre todos e em oração, preparámo-nos para terminar em beleza este ano, também com um espírito de entre-ajuda nos jogos da tarde, e na preparação das diversas actividades da noite e serão (vigília e festa de ano novo); e finalmente o ponto alto – a vigília, em que começando pela celebração penitencial, partimos para o novo ano sem a “culpa” das falhas cometidas e de todas as situações vividas sem paz e sem justiça.
Assim, daqui para a frente foi sentir a alegria que é o Reino de Deus e a comunhão entre pessoas que se reúnem em nome do Seu filho Jesus Cristo, e motivadas por uma vontade de viver a “vida em abundância” que Ele anunciou. Mas, além de que guardar os momentos que nos foram oferecidos por esta actividade, devemos guardar os rostos, as histórias vividas e ouvidas, a oração, a alegria sentida, os sonhos que nascem e que ganham força quando vimos que não estamos sozinhos nesta “aventura” que é ser cristão e acreditar num mundo melhor, e alimentar a vontade de mudar não só o mundo, mas em primeiro lugar a nós próprios, pois só mudando-nos a nós podemos contagiar os outros... porque a alegria autêntica que vem de Deus contagia quem nos rodeia!!
BOM ANO para todos... em “Justiça, Paz e alegria”!!

Susana (Torres Novas / Pós-FM)

(depois colocaremos mais fotos... está atent@ =D)

4 comentários:

Anónimo disse...

passagem de ano linda!! nunca irei esquecer todos aqueles momentos com todas aquelas pessoas lindas e carinhosas.

A PAZ ESTEJA CONVOSCO :)

Anónimo disse...

Fantástico... uma passagem de ano fora de série..:)

Haverá melhor forma de começar o ano como esta?Penso que não! Obrigada a todos deram-me a oportunidade de crescer mais um pouquinho, nesta longa caminhada..

Abreijo

Anónimo disse...

foi a melhor passagem de ano de sempre...

obrigado a todos que fizeram com que ela fosse simplesmente maravilhosa...

beijinhos

Marta Ribeiro disse...

Momento que ficará eterno no meu coração, um tempo de Deus, amizade, amor, justiça ,Paz...
e eterna Alegria de pertencer ao FM*

Bjinhos desta fé amiguita:P