sábado, novembro 22, 2008

Santa Cecília, padroeiras dos Músicos!






Santa Cecília viveu no século III e pertencia a uma das famílias mais tradicionais de Roma.



Assim que atingiu a maturidade, os seus pais prometeram-na em casamento com um jovem chamado Valeriano, também membro da alta sociedade local.
Mesmo contra a sua vontade, Cecília aceitou a decisão dos seus pais, mas pediu que o rapaz se convertesse ao Cristianismo e respeitasse o seu voto de castidade, concedido a Deus.



Valeriano, então, foi catequisado e batizado pelo Papa Urbano e, após o casamento, o seu irmão Tibúrcio também se tornou cristão.

Nesta época, por ordem do alcade Almachius, era proibído o sepultamento de cristãos em Roma, mas Valeriano e Tibúrcio, desobedecendo às leis vigentes na época, dedicaram-se a sepultar todos os cadáveres de cristãos que encontravam. Ambos acabaram presos e levados diante do alcaide, que lhes garantiu a liberdade caso adorassem o Deus Júpiter.

Eles, porém,disseram que adorariam somente o verdadeiro Deus e seu filho Jesus Cristo.
Pela recusa, foram cruelmente torturados e condenados a morte, sendo os dois decapitados na localidade de Pagus Tropius, nas proximidades de Roma.

Cecília foi presa quando enterrava os corpos do marido e do cunhado. Levada a julgamento, também negou-se a adorar outro Deus, e disse que preferia morrer a ter que renegar o Cristianismo. Assim sendo, foi condenada a morte por asfixia, numa câmara de banho turco totalmente fechada. Ao ser colocada na câmara, começou a cantar incessantemente músicas de louvor a Deus - por este motivo e pelo dom de ouvir músicas vindas dos céus, ficou consagrada como padroeira dos músicos.

Passadas várias horas, Almachius ficou furioso, pois Cecília não morria e continuava a cantar.

Ordenou, então, que a mesma fosse degolada, mas inexplicavelmente o soldado não conseguiu cortar sua cabeça, sendo que Cecília somente viria a morrer três dias depois, devido aos ferimentos no pescoço.


Ela foi enterrada no cemitério de São Calistus, mas o Papa PaschalI ordenou que suas relíquias fossem levadas para a cidade de Trastevere, naItália, onde hoje se encontra a catedral de Santa Cecília.

Pouco antes de sua morte, Cecília pediu ao papa Urbano que transformasse a sua bela casa num templo de orações e que todos os seus bens fossem doados aos pobres. Actualmente, na Europa, Santa Cecília é a santa que possui o maior número de igrejas e capelas, de entre todos os santos da Igreja Católica.

1 comentário:

João Barreiro disse...

oohhh nao conhecia a história
viva a música com todo o seu potencial de louvor!
João