segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Retiro Fé e Missão Centro

"Com Cristo rasgar horizontes à fé e à oração"

O retiro quaresmal do Fé e Missão centrou-se no evangelho da Samaritana (Jo 4, 1-42).
O fim-de-semana foi de oração e reflexão pessoal.
Como todos sabem o evangelho da Samaritana tem como cenário principal o poço de Jacob.
O encontro entre Jesus e a Samaritana proporcionou áquela mulher a oportunidade de experimentar uma água nova, uma água para a qual não era preciso balde para tirar, uma água viva. Esta água que é o conhecimento do amor de Deus que a levou a correr a anunciar “venham ver um homem que me contou tudo o que tenho feito”, foi a mesma água que nos foi proposta descobrir este fim-de-semana.
Começámos por olhar para dentro do nosso poço, para tomarmos consciência do entulho que nele temos.
Chegámos à conclusão que tantas coisas que por vezes não passam de supérfluas são entulho e entrave à água viva que existe dentro de cada um de nós.
Várias perguntas nos foram colocadas para reflectirmos:
Em que momentos senti sede de Deus?
Quais foram as horas em que Jesus me esperou junto ao poço?
Qual é a tua sede mais profunda?
Que água é que Jesus te pede?
Que tipo de água é que tu lhe ofereces?
Estas e outras interrogações serviram para tomarmos consciência de que muitas vezes a nossa bilha de barro está rota e não consegue ir à fonte da água viva buscar o que dela imana.
Que este tempo que resta da quaresma seja para cada um de nós oportunidade de remendar a bilha e desentulhar o poço, para podermos chegar renovados à Páscoa e tal como a Samaritana podermos ser testemunhas do amor do Ressuscitado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Estive a ver o vosso blog e realmente está muito bem organizado, e eu que adoro e admiro blogs.
Bem vou-me apresentar, sou a Florinda, e vim vos mostrar o meu site de trabalhos www.inda.no.sapo.pt e se quiser ver 12 blogs clique no site onde diz "meus links"
Beijinhos e fique bem, adorei a vossa visita.