terça-feira, janeiro 29, 2008

Com Cristo Rasga Horizontes ... ao Amor

Pois é, este fim-de-semana que passou decorreu em Santarém mais um encontro de FM(Sul), desta vez com o tema: COM CRISTO RASGA HORIZONTES … AO AMOR.


Infelizmente alguns membros não puderam estar presentes: Marta, Rute, Rodrigo, Sandra, Luís, do qual notámos muita falta, e relembrámos nas nossas orações.


Resumindo um pouco do nosso encontro:


Começou na sexta-feira com a visualização do filme sobre a vida de Francisco de Assis, quem ainda não tinha visto ficou a conhecer melhor a visa do Santo, e deu-nos uma grande lição de amor.


No sábado (depois de chegarem os restantes membros que nem sempre podem estar presentes na sexta –feira) tivemos a nossa oração da manhã, e de seguida fomos à parte mais crucial do encontro, trabalhar o tema na reflexão pessoal.


A Teresa e o Luís deram-nos alguns tópicos para podermos fazer a nossa reflexão, falaram-nos dos vários significados do amor, do amor a Deus e ao próximo, Deus=Amor …

Depois de reflectirmos individualmente ainda tivemos tempo para partilhar as coisas que mais nos tocaram, em grupo. Lemos também a carta que a Sandra, uma leiga comboniana nos enviou.


Da parte da tarde fomos fazer o peditório para a Ajuda aos Leprosos, andámos pelas ruas de Santarém, centros comerciais, mas conseguimos notar alguma indiferença e frieza a tal situação.


Depois do lanche lá fomos nós, individualmente, falar com os nossos animadores.


Enquanto uns iam para a “hora da conversa” os outros leram um texto de Sta Teresinha do Menino Jesus, é incrível o amor que ela tinha por Jesus (assim que poder passei o texto que lê-mos).


Às 19h foi a hora do terço, caminhando pela quinta.


Depois do jantar ouvimos o testemunho do Ir Leal, que está em Santarém, ouvir o Ir. Leal a falar dá um gosto maravilhoso, pois ele fala para as pessoas com uma calma espectacular, dando-lhes um valor muito grande, tal como Jesus fazia. Ele contou-nos como sentiu-o o chamamento para a vocação consagrada e missionária e depois a sua missão no Peru, sempre com muita simplicidade.


À noite, depois de alguns cânticos, tivemos a vigília, alguns, já um pouco cansados, partilharam um pouco das suas orações e reflexões durante o dia.

No Domingo, tivemos uma oração da manhã um pouco longa, pois estivemos a partilhar como foi o nosso mês. Todas as partilhas são muito importantes para que o grupo se vá conhecendo melhor. Em seguida a eucaristia :D


Depois do almoço tivemos de partir para as nossas casas e para enfrentar mais um mês que nos espera.


Isto foi só um simples resumo do que passou neste encontro, mas só vivendo os encontro é que se percebe como é bom estar mais próximo do AMOR.


Mantei-te alerta pois em Março há um Encontro geral de Jovens em Santarém, depois nós informamos, É DESTA VEZ QUE VAIS ARRISCAR?!

2 comentários:

Anónimo disse...

fantástico! obrigado

Anónimo disse...

Meninos, que saudades! Impressionante como o GRUPO é forte ao ponto de nos fazer sentir emoções que despertam estas lágrimas reais.

Como gosto de voces e como amo o Cristo que se me revela, sempre, em cada um de vós.

Há um ano também fiz o peditório e lembro que foi dificil, exactamente porque as pessoas ou passam ao lado, ignorando, ou não têm tempo, ou têm medo ou, ou, ou...

E como lamento não ter ouvido o irmão Leal. Como o admiro. Mal o conheço, mas sempre o achei um homem de Deus.

Um beijinho muito amigo para todos,
Madalena.