domingo, outubro 07, 2007

Darfur: Cidade de Haskanita foi arrasada.

Uma cidade do Darfur (oeste do Sudão) sob controlo de tropas sudanesas foi arrasada numa aparente retaliação por um presumível ataque de rebeldes a uma base próxima das forças de paz da União Africana, informou hoje a ONU.
A cidade de Haskanita, «que actualmente está sob controlo do governo, foi completamente queimada, exceptuando uns poucos edifícios», disse a missão das Nações Unidas no Sudão num comunicado.
A ONU não indicou quem deitou fogo à cidade, mas disse que forças do governo sudanês tomaram o controlo da área na semana passada, após presumíveis rebeldes do Darfur terem atacado a base próxima da União Africana, matando dez soldados.
Responsáveis da ONU referiram que o fogo começou quarta-feira, mas os observadores só hoje conseguiram obter confirmação.
«A área do mercado foi saqueada», refere o comunicado da ONU. Adianta que a maioria dos civis tinha fugido após o ataque de 29 de Setembro, mas que alguns regressaram para procurar comida e água.

Diário Digital / Lusa


Infelizmente estas nóticias não trazem nada de novo para quem está por dentro do genocídio que esta a acontecer em Darfur. O que hoje alguns "poucos" órgãos de comunicação referem já vem acontecendo desde 2004. Infelizmente as noticias continuam a surgir muito a conta gotas e a medo.
Se os outros não querem falar, falemos nós, o grito de cada um de nós é muito pouco mas todos juntos já conseguiremos causar algum ruído. É necessário cada vez mais gritar bem alto Darfur, porque cada vez mais o sangue de tantos inocentes grita à consciência de um mundo cego que não quer ver.

1 comentário:

Maria João disse...

O silêncio mata, a nossa voz salva. Não desistamos de lutar pelo Darfur. Estas atrocidades ainda nos devem dar mais vontade de gritar e pedir a paz.


beijos em Cristo