quarta-feira, setembro 05, 2007

A Santa dos Pobres

Passam hoje 10 anos da morte de Madre Teresa de Calcutá
Madre Teresa de nome de baptismo Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em Skopie Actual capital da Macedónia no dia 26 De Agosto de 1910.
Fundou as missionárias da Caridade e dedicou toda a sua vida à causa dos mais pobres. Todo este esforço e entrega valeu-lhe o reconhecimento mundial em 1979 quando lhe foi atribuído o Premio Nobel da Paz.
Desde a sua morte em 5 de Setembro de 1997 o mundo tem vindo a pedir a sua canonização. O nosso saudoso Papa João Paulo II já deu inicio a esse processo com a sua beatificação em Outubro de 2003, num processo que ficou conhecido por ser o mais rápido deste tipo na história da igreja, isto porque só haviam passado 6 anos que tinha morrido quando se deu a sua beatificação.
O mundo aguarda com ansiedade que a Santa dos pobres como é apelidada seja o mais breve possível canonizada.

A vida de Madre Teresa tal como a dos grandes Mestres de Oração como foram São João da Cruz, Santa Teresinha do Menino Jesus e muitos outros, também foi presenteada com a noite escura da fé, embora de uma maneira diferente pois acreditasse que este estado se tenha prolongado por muitos anos ate a sua morte.

Este estado de espírito em que se sente que não se é amado por Deus, que se chega a duvidar da sua existência, está relatado num livro recentemente editado de nome “Mother Teresa: come be my light” (Madre Teresa: Venha e seja minha luz).

“Há tanta contradição em minha alma, um profundo desejo de Deus, tão profundo que faz mal; um sofrimento contínuo e com isso o sentimento de não ser querida por Deus, vazia, sem fé, sem ânimo, sem zelo...”, dizem as palavras de Madre Teresa numa das passagens do livro.


Esta noite escura da fé que Madre Teresa viveu durante longos anos da sua vida na minha opinião talvez tenham sido a estratégia que Deus usou para ela poder viver a sua entrega aos mais pobres de uma forma total, este sentir-se esquecida por Deus levou-a a procura-lo cada vez mais nos mais pobres e foi assim a maneira de Deus a deixar totalmente livre para se poder entregar por completo a essa causa.

3 comentários:

Jacinta disse...

Oila!
Queria só dizer que quem dera a muita gente ter a fé que Madre Teresa tinha, penso que o que ela passou nao é tão drástico como muitos jornalistas, como tenho vindo a reparar, referem. Lembremo-nos de Cristo quando estava na cruz, que disse: "Pai, porque me abandonastes?"
Penso que ela não teve duvidas quanto a problemas de existencia, simplesmente: quanto mais damos e amamos por Cristo, mais sofremos, foi o que lhe aconteceu.**

Margarida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Margarida disse...

Concordo plenamente com a Jacinta.
A Madre Teresa tinha uma fé fantástica e uma humildade igualmente única.
Tudo o que ela fez foi por amor.**