sábado, julho 07, 2007

Malária - Um assasino à espreita

A malária é uma doença que se transmite por uma picada de insecto fêmea de nome Anhopheles.
A Anhopheles fêmea funciona como uma agulha hipodérmica, injectando o parasita da malária enquanto suga o sangue que necessita para alimentar os seus ovos.
Há muitos anos que os países ricos se livraram da doença, pelo que neste momento a malária é um flagelo dos pobres, principalmente da Africa e por isso mesmo um mal fácil de ignorar, como tantos outros.
Neste momento a malária está presente em 106 países e ameaça quase metade da população mundial.
Durante este ano cerca de 500 milhões de pessoas contraíram malária e dessas um milhão ira morrer. Essas mortes serão na sua maior parte crianças com menos de 5 anos, e dos que sobrevivem muitos ficam com sequelas graves, principalmente os que são infectados com a estirpe mais mortal, o Plasmodium Falciparum.
Este vírus ataca principalmente o cérebro, por isso é que é tão temido.
A Zâmbia é neste momento o país com maior número de infectados. Cerca de um terço das crianças com menos de 5 anos têm malária.
Infelizmente para aumentar ainda mais a mortandade muitas famílias mal informadas atribuem alguns sintomas da malária a feitiçaria e quando finalmente decidem recorrer a ajuda competente muitas vezes já é tarde de mais.

Sem comentários: