quinta-feira, junho 28, 2007

Sozinho mas não solitário!

Olá amig@s

Acabo de chegar do caminho de São Tiago de Compostela. 8 dias, 250 Km, todos os dias abençoados pela chuva, sozinho… Dias inesquecíveis, vividos passo a passo no Caminho que é Cristo. Sozinho mas não solitário! Parece que nunca me senti tão acompanhado, tão seguro dos passos que dava, tão em comunhão com Deus, com a Criação, com os irmãos e irmãs que levava no coração e encontrava pelo caminho! Livre como um passarinho, “pobre” como um pobre, peregrino simplesmente! Dormir a sesta no meio de um campo, no banco de um jardim, debaixo de uma varanda! Celebrar a Eucaristia junto ao rio, na capela de uma aldeia, no alto da montanha! Percorrer planícies, subir e DESCER montanhas, passo a passo!


Sozinho mas não solitário! Para além da certeza da oração dos amigos, da presença de Cristo… parecia haver uma guarda de honra durante todo o caminho! Eram os diferentes passarinhos a cantar, as ervas e flores, os cheiros e odores, as árvores, as silvas, as águas que corriam, ora lentamente ora apressadamente para o seu destino!
Houve, igualmente, momentos em que não podia levantar os olhos do chão pela irregularidade do caminho, momentos em que tive que continuar tal era a intensidade da chuva e não havia sítio para me abrigar, momentos em que a meta parecia nunca mais chegar! Momentos… todos eles ricos de sentido, ricos de mensagem, ricos de esperança!
A Palavra de Deus parecia ter outra profundidade, outro sabor, outro eco na minha vida. No fim de cada dia sentia a beleza e a verdade da Palavra de Deus no Salmo 4: “Dais ao meu coração uma alegria maior do que a deles na abundância de trigo e vinho Em paz me deito e adormeço tranquilo, Porque só vós Senhor me fazeis repousar em segurança”

O caminho e o meu coração guardam tantos outros segredos: todas as fotos que não tirei, todos os pensamentos que não registei, todas as dores e alegrias que não partilhei… não por egoísmo, mas simplesmente porque também tu amigo e amiga percorres um caminho e podes percorrer este caminho… na certeza que o verdadeiro Caminho é Jesus e n’Ele compreendereis, nas poucas palavras que partilho convosco, que tudo é graça, que tudo é dom… Só Deus Basta.

Agradeço-vos amigos a vossa oração e amizade, agradeço a todos os “anjos” que Deus pôs no meu caminho, agradeço-Te Senhor pela força que me deste… o caminho contínua! Estamos juntos para viver e partilhar as dores e alegrias de cada etapa, beber das fontes da Vida, tornar o hoje da nossa vida o mais belo, o Teu Dia SENHOR.

Um abraço amigo em Cristo

P. João Costa

3 comentários:

Anónimo disse...

E eu agradeço-lhe os ensinamentos.

Beijinhos,
Madalena.

Anónimo disse...

Tava procurando algo incrível, achei.
Muito lindo cada palavra, senti por 1 segundo que tinha vivido aquilo tudo. 1 segundo inesquecível.
Graças a DEUS por intercessão de Nossa Senhora te achei!
Blog incrível, jamais desista.
Que bom saber que não sou a única que tem certeza que jamais está sozinha.
Deus te abençoe e que a Compadecida te guie.

Orações,
de uma peregrina para um desconhecido.

Anónimo disse...

Bem vinda peregrina! Não estás sozinha :)

Abraço