segunda-feira, junho 18, 2007

Canto à vida


A Mão da esperança


Em Novembro de 2002, começaram a circular algumas fotos que se pensou poderem vir a ser as “fotos do ano”. Uma delas publicou-se em primeira página do NY Times.
O artigo que a acompanha resume a historia, que é um belíssimo canto da Vida.
As fotos são de um bebé de 21 semanas, ainda sem nascer, chamado Samuel Armas ao qual se tinha diagnosticado uma espinha bífida e nunca sobreviria, a não ser que fizessem uma operação intra-uterina.
O Dr. Bruner, depois de numerosos estudos, decidiu levar a cabo a operação, com o bebe no ventre materno.
O cirurgião extraiu o útero mediante uma cesariana e praticou uma pequena incisão na bolsa, através da qual foi possível operar o pequeno Samuel.
O Dr. Bruner acabava com sucesso a operação, quando Samuel tirou a sua pequeníssima mas bem desenvolvida mão através da incisão praticada e agarrou o dedo do médico.
Este prestigioso cirurgião declarou ter vivido o momento mais emotivo de toda a sua vida, quando sentiu a mão de Samuel num dos seus dedos, em modo de agradecimento por lhe salvar a vida.
O Dr. Bruner permaneceu congelado, totalmente imóvel por vários segundos, durante os quais Samuel continuava a apertar-lhe o dedo, o qual deu tempo suficiente para que o pessoal do bloco operatório pudesse fotografar o momento com toda a claridade.


Os editores do NYTimes intitularam esta foto “Hand of Hope” (Mão da esperança)


A sua mãe declarou ter chorado emocionada por vários dias, observando a incrível fotografia.



Este é Samuel hoje. Leva uma vida 100% normal.

Sem comentários: