segunda-feira, abril 09, 2007

Páscoa Jovem

O que é a Páscoa Jovem?

A Páscoa Jovem é a vivência do Tríodo Pascal. Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa e Sábado Santo.
O encontro realizou-se no seminário dos Missionário Combonianos em Famalicão contando com a participação de jovens do grupo Fé e Missão e mais jovens oriundos um pouco de todo o país que tomaram conhecimento desta actividade a partir de membros do grupo Fé e Missão, pelo blog, revista audácia,etc...

Iniciou-se então o encontro na quinta-feira, onde aos poucos e ao longo do fim da tarde de quinta toda a gente ia chegando. Às 20 horas iniciou-se o jantar, este foi realizado segundo a tradição hebraica, às luz das velas foi servido vinho, pães ázimos, ervas amargas, água com sal em honra à libertação do povo Hebreu, durante este oramos e foi explicado o significado dos items acima referenciados.

Após o fim de jantar um pequeno momento de confraternização e toca a trabalhar para o primeiro grande momento do encontro:

O lava-pés, o gesto que Jesus teve para com os seus discípulos para demonstrar que embora ele fosse o "Mestre" ele se entregava perante a Humanidade. Ao longo deste dia, Quinta-feira Santa celebra-se a Vida. Após a cerimónia propriamente dita fomos reflectir um pouco,tomar um chá pelo meio e adorar o Santíssimo antes de ele ser guardado no repositório onde estaria longe da vista de todos, pois, na Sexta-Feira Santa celebra-se a Cruz, a morte.
Depois deste momento quem quis ficar a adorar mais um pouco foi livre de o fazer, o resto foi para a caminha dormir (ou não).













Sexta-Feira Santa:

Novo dia, novas tarefas...De manhãzinha para acordar e aquecer a voz tomamos e pequeno almoço e fomos cantarolar um pouco.
Após isso tarefas são distribuídas, é dia de via sacra e como tal esta tem de ser preparada.
Também se aproveitou e trabalhou-se um pouco para a campanha do Darfur, após a preparação da via sacra.

Com duas estações atribuídas a
cada um dos 7 grupos, todos foram trabalhando à volta de 2 temas, um para cada estação. Através da revista Além-Mar pode-se pesquisar sobre os temas propostos, reflectir sobre estes, para posteriormente em cada estação ler essa reflexão e finalmente fazer uma oração relacionada com esse mesmo tema.

Bem para os trabalhos do Darfur originalidade não faltava a uns, mas para compensar, faltava a outros, o que não impediu que à medida que o tempo fluía os resultados fossem surgindo (ou não).



Ao fim da manha ainda fomos rezar um pouco, depois almoço, praticar alguns cânticos para depois partir para a via Sacra. Nesta apenas percorremos 14 estações a 15ª ficou para a noitinha para ser feita de uma maneira especial, bem ainda foi um bocado mas nada que o povo não aguentasse.











Mais logo a 15ª estação, esta foi feita no Cenáculo onde se realizou a leitura da paixão, reflectimos sobre esta, passamos as nossas 2 frases ou citações favoritas e fizemos um compromisso que guardamos para nós. Também fizemos a oferta de algo à cruz presente na 15ª estação.







Sábado Santo:
Eis que chega o grande dia, o dia da Luz, mas até chegar a ela ainda há muito que fazer!! Primeiro, a oração matinal, passando pela leitura de Salmos, escrevemos numa pétala a resposta a uma pergunta "De que modo posso eu dar a minha vida?". Após alguns minutos para escrever a resposta esta pergunta pusemos a pétala em volta de um círculo com o rosto de Cristo no seu interior. Depois da oração fomos até ao refeitório tomar o pequeno almoço e relaxar uns minutinhos para depois voltar a estar com Deus mais uns momentos. Nesta manha foram-nos distribuídos personagens da paixão, de pessoas que estiveram em contacto com Jesus, ou ainda pessoas de que Jesus falava e textos sobre estas, para podermos reflectir sobre algumas questões. Foi um bom momento de reflexão passivo, com o bom Sol matinal e o verde da quinta do seminário.








Depois da reflexão pessoal toda a gente se juntou e formando-se grupos de dois a partir personagens que tinham sido distribuídas previamente. Esses grupos foram também fazer reflexão e ao fim da manha, toda a gente se juntaria no cenáculo e ofereceria ao "morto" (a cruz que até ali tinha sido usada, encobrida com um pano, dando o aspecto de estar um corpo por baixo, representando o corpo de Cristo) algo que teriam escolhido durante a reflexão.









Ao inicio da tarde almoçamos, fomos trabalhar mais um pouco para o Darfur e depois fomos dar uns toques de bola.



Finalmente o ponto mais alto do encontro, dito por Santo Agostinho a Mãe de todas as Vigílias.
Como já me estou a alongar muito vou só deixar o que é preciso para fazer uma e esperar que quem veja isto e não tenha participado que fique com o bichinho para o ano se lançar na Páscoa Jovem.

Ingredientes para a Vigília da Luz (com alguns extras para ser uma Vigília Bonita):


- Uns tones para acender e cuidar de uma fogueira assim como material para esta:







- Uns músicos assim como instrumentos para animar a Vigília:







- Alguns sacerdotes, vá lá nunca se sabe quando podem vir a dar jeito:











-
Um Sírio e pequenas velas extras:







- Boa disposição:







- Um monte de cenas porreiras que derem trabalho a fazer e têm um grande significado para quem está a celebrar a Vigília pois fizeram parte do caminho para chegar a esta:








- etc...




Anda tu acender a tua vela para seres luz também, mas só dá para o ano.
Vai estando atento às nossas actividades e às do CVJ, nunca se sabe quando surgirá a tua oportunidade!



p.s. - não postei o encontro de Março do norte porque a Faculdade antes da Páscoa fica complicada e já ir aos encontros é bom, mas correu bem não se preocupem, como só tive tempo agora nas férias para postar, posto o encontro da P.J. e só este porque é um poste comprido demora muito e à custa disso, perdoem-me as gafs que passarem :D

4 comentários:

Professor Howdy disse...

Hello!
Very good posting.
Thank you - Have a good day!!!

Anónimo disse...

Queridos amigos,

fiquei feliz por ver pedacinhos, guardados para sempre, pelas fotografias, da vossa Pascoa.

Para todos continuação de uma Páscoa muito feliz.

Madalena.
Fm-sul.

Pescador disse...

Muito bom resumo. Fico contente que tenham arranjado tempo para tudo. Rezar, reflectir, brincar, aprender, confraternizar, ect.

Cristo vive em nós! Basta deixarmos.

Anónimo disse...

ta de parabens o autor da nossa Pascoa... LOL
ainda bem k as fotos serviram pra algum, axim teremos sempre registodo uma exelente Pascoa...