terça-feira, março 06, 2007

O que é um pecado mortal?

Perguntas o que é um pecado mortal,pois disseram-te que quem os comete vai
directamente para o inferno e tens medo.Começo por dizer que Jesus não veio para nos meter medo.


Deus, que nos foi revelado por Jesus, respeita a nossa liberdade. O mal que fazemos (e sem dúvida também o bem) são a consequência desta liberdade. Ele não nos trata como marionetas, mas como pessoas livres em escolher entre o bem e o mal.
Contudo, não devemos imaginar Deus a vigiar-nos e a fazer a contabilidade das nossas maldades, para depois mandar para o inferno os que tiveram pecados. Ele é um Pai rico de misericórdia, que está sempre disponível para nos dar o perdão sempre que nos arrependemos de ter usado mal a nossa liberdade.

Pecados graves

A Igreja «classificou» os pecados em veniais e mortais. Veniais são os mais pequenos e mortais são os mais graves. Mas mesmo estes podem ser perdoados.
Chamam-se mortais porque quem os pratica afasta-se de Deus de uma forma radical. Deixa de viver em relação com Deus, que é Amor, porque o seu coração vive gravemente mergulhado no mal.
Um pecado é mortal se o pecador escolheu fazer o mal com todo o conhecimento de causa e conscientemente. Trata-se ter pleno conhecimento de que se está a fazer algo de muito grave e com perfeito consentimento.
Tudo o que é contra o amor a Deus e ao próximo semeia a morte em nós.
De uma forma grave, se é «pecado mortal».


O sacramento da reconciliação

Deus não abandona ninguém. Mesmo os maiores pecadores sentem, um dia, um apelo interior da sua consciência que os leva a inerrogar-se acerca do que fizeram ou deixaram de fazer.
Ao pedirem perdão, cada pessoa pode voltar a entrar em comunhão com Deus. Par isso, existe o sacramento da reconciliação. Quem se sentir em pecado grave, encontra neste sacramento o perdão total.
Para concluir, gostaria de dizer-te que, em vez de te preocupares com qualificar os pecados em mortais e veniais, deves tentar cada dia ser cada vez mais fiel ao Evangelho de Jesus.


Jornal Cavaleiro da Imaculada

Sem comentários: