sexta-feira, março 02, 2007

O poder das palavras


Certo rapazinho tinha um temperamento muito explosivo.
Um dia, o pai deu-lhe um, saco cheio de pregos e uma tábua de madeira. Disse-lhe que martelasse um prego na tábua cada vez que perdesse a paciência.
No primeiro dia o rapaz pregou na tábua 37 pregos. Nos dias seguintes, enquanto ia aprendendo a controlar a ira, o número de pregos martelados foram diminuindo gradualmente. Ele foi descobrindo que dava menos trabalho controlar a ira do que ter que ir todos os dias pregar vários pregos na tábua…
Finalmente chegou o dia em que não perdeu a paciência uma só vez. Falou com o pai sobre o seu sucesso e como se sentia melhor por não explodir com os outros. O pai sugeriu-lhe que retirasse todos os pregos da tábua e que lha trouxesse. O rapaz trouxe então a tábua, já sem pregos, e entregou-a ao pai. Este disse-lhe:


«Estás de parabéns, filho! Mas repara nos buracos que os pregos deixaram na tábua. Nunca mais ela será como antes. Quando falas enquanto estás com raiva, as tuas palavras deixam marcas como essas. Uma agressão verbal é tão violenta como uma agressão física e amigos verdadeiros são jóias cada vez mais raras que temos o dever de preservar.»

1 comentário:

Jacinta disse...

Bonita história
Beijo