terça-feira, março 27, 2007

Caminhada a Fátima

Um grupo de aldeões (Ribeira de Baixo, e Alqueidão da Serra) decidiram pôr-se a caminho em direcção a Fátima. Foi uma caminhada muito divertida, mas senti que faltava uma coisa fundamental: a oração.
Por vezes necessitamos de parar e de fazer um certo silêncio para decidirmos qual o rumo que queremos seguir.
Hoje em dia, formam-se muitos grupos a quem chamam "grupos de jovens", mas são jovens que querem percorrer uma caminhada e descobrir o dom de ser cristão, ou simplemente, andar por onde os outros andam, e deixar-se ir??
Ao longo do caminho questionáva-me: saberão eles o que quer dizer Cristão?
Muitos deles afirmavam: "somos cristão não praticantes". Desculpem dizê-lo, mas para mim isso não existe, pois ou sou ou não sou cristão, para se ser cristão não basta acreditar, tem de se pôr em prática aquilo em que se acredita.
Quando eu digo, aquele rapaz é judeu, eu não digo que é "judeu não praticante", porque simplesmente isso não existe.
Com isto tudo não estou a dizer que não valeu a pena a caminhada, muito pelo contrário, foi muito gratificante pois pude dar o meu testemunho e afirmar o que é para mim ser cristão, não que eles se tenham guiado muito pelas minhas palavras mas pelos simples gestos, que para mim até nem tiveram importância nenhuma, mas que para eles foram um tesouro encontrado.

Agora proponho-vos um desafio: O que é para ti ser cristão?

2 comentários:

sister Dansa disse...

eis uma pergunta muito simples mas muito seria e complicada de responder! Complicada porque compromete! Concordamos?

Pescador disse...

Pois é, é isso que se verifica às vezes. Grupos que se formam e que depois só querem andar na "cowboiada". Por isso é que a presença dos padres é tão importante nos grupos, para não os deixarem andar sem rumo, e sem orientação. é muito importante a oração em grupo. Um grupo unido pela oração, é um grupo forte.

O que é ser cristão? bem, para mim é essencialmente assumirmos aquilo que dizemos ser. Ser cristão só de nome, só por que acreditamos em qualquer coisinha que nos agrada, não vale de muito. E no nosso caso somos cristão católicos. O que implica mais uma série de coisas. E fico-me por aqui.

Abraços!

Ps. gosto do vosso blog e de ler as vossas experiências. Vou adicionar-vos ao meu. Se quiserem adicionar o meu blog no vosso estejam à vontade. Isto se gostarem do que escrevo. Se não gostarem também podem não por. No problemo dudes! ;)

Outro abraço!