terça-feira, fevereiro 20, 2007

Carnaval - Algumas curiosidades


O dia de Carnaval é calculado em função da Páscoa e esta por sua vez é calculada em função da lua cheia.A Páscoa ocorre sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verifique a partir de 21 de Março.

Para sabermos o dia de Carnaval subtraímos 47 dias ao dia de Páscoa.


Existem duas definições para a palavra Carnaval.

A primeira atribui a palavra Carnaval a carrum navalis (carro naval) que era uma festa na antiga Roma em que um carro em forma de navio abria caminho no meio da multidão que usava mascaras e promovia as mais diversas brincadeiras. Esta versão é pouco aceite.

A segunda que é mais aceite atribui a palavra Carnaval a carne+aval (adeus a carne) ou seja o fim de um período de festa e alegria para entrar no tempo da Quaresma tempo esse de penitência, jejum e abstinência que prepara a festa maior dos cristãos ou seja a ressurreição de Jesus.


Hoje em dia o Carnaval é meramente uma festa profana onde se comete todo o tipo de excessos. O exemplo disso é o Brasil onde o governo distribui para estes dia 25 milhões de preservativos grátis.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh Sérgio... explica-me porque é um excesso distribuir 25 milhões de preservativos grátis num país com 186 milhões de habitantes, numa altura festiva, que ainda trás mais pessoas e sendo ele um dos países, que rico é tão pobre?!

Acho que às vezes não podemos ser assim tão criticos. Acima de tudo, nós os cristãos, temos que saber respeitar e acolher os outros, independentemente das suas acções!!! E já dizia Jesus «Quem nunca pecou, atire a primeira pedra.»

Beijinho amigo,
Madalena.